fbpx
Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 18 de maio de 2009.

Ampliado prazo de cadastro para insumos farmacêuticos

COMPARTILHE:

Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Empresas terão mais 60 dias para cadastrar insumos farmacêuticos ativos (matéria-prima usada na fabricação de medicamentos) na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A prorrogação do prazo de cadastro foi publicada pela Agência no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18).

Em maio do ano passado, a Anvisa determinou a obrigatoriedade do cadastramento de insumos farmacêuticos por toda empresa que fabricar, fracionar, distribuir, importar, exportar, armazenar, expedir e embalar essas substâncias no país. O cadastramento dever ser feito para os insumos que efetivamente são comercializados, para que não haja a geração de dados falsos.

O cadastro pode, a qualquer momento, ser cancelado ou alterado. Terminado o prazo de cadastramento, o estabelecimento que exercer atividades com um insumo farmacêutico ativo não cadastrado estará cometendo infração sanitária e sujeito às penalidades previstas em lei.

Como cadastrar

O cadastro é feito por meio do preenchimento de um formulário eletrônico com alguns dados sobre o insumo, tais como fabricante, propriedades físicas, entre outros. O cadastramento é isento de taxa e deve ser feito via peticionamento eletrônico.

As farmácias de manipulação e as empresas que executem apenas a atividade de transportar estão isentas de efetuar o cadastramento. As indústrias fabricantes de medicamentos que adquirem insumos, para uso próprio, somente deverão cadastrar aqueles obtidos via importação. Os insumos comprados de distribuidoras e fabricantes nacionais não precisam ser cadastrados.

As empresas e os respectivos insumos farmacêuticos ativos cadastrados podem ser consultados pelo endereço http://www.anvisa.gov.br/inspecao/insumos/index.htm
o que permitirá a qualquer usuário saber se a empresa cadastrou os insumos com que trabalha. Também está disponível neste mesmo endereço eletrônico o passo a passo para o cadastro.

Dúvidas ou problemas durante o cadastramento podem ser esclarecidos pelo e-mail cadastro.insumos@anvisa.gov.br


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está em regime semipresencial.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial, das 12h às 17h
Terças e quintas: atendimento remoto, das 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099
– Relacionamento – (21) 98145-2036

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×