Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Antecipe os recebíveis com taxas mais baixas

Lojista pode escolher antecipar com instituição financeira ou fintechs que tenham taxa mais atrativa, evitando grandes reduções no lucro.
Antecipe os recebíveis com taxas mais baixas
Foto: Canva

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Conselho Monetário Nacional determinaram que todo o resumo de vendas feitas nas máquinas de cartão iria para as registradoras. Com isso, as empresas que realizam vendas com cartão de crédito passaram a poder antecipar os recebíveis com outras instituições bancárias que estivessem oferecendo taxas mais atrativas.

Leia: Como fazer a conciliação bancária

Marcelo Garcia, CEO da Equals, participou do programa É de Farmácia e explicou que “a cessão de recebíveis é uma operação que permite a transferência dos direitos de crédito do credor original para um terceiro. Por meio dela, o lojista pode escolher com qual instituição financeira vai antecipar seus recebíveis, optando por aquela que oferecer a taxa mais baixa do mercado”.

O especialista detalhou ainda as diferenças entre cessão e antecipação de recebíveis. “A antecipação é feita com a adquirente da máquina. Já na cessão, o processo é realizado com uma entidade financeira diferente daquela que fez a captura do valor. Além disso, as fintechs, empresas de tecnologia que atuam no mercado financeiro, também estão oferecendo aos lojistas taxas atrativas”.

Com a abertura do mercado financeiro e a entrada de novas instituições, as taxas de antecipação ficaram mais baratas para o varejista. Mas, apesar disso, a Selic, que é o percentual médio de juros da economia brasileira, encontra-se em 10%, o que ainda é muito alto.

Riscos da antecipação

O recebível pode ser utilizado em várias situações, entre elas, para fluxo de caixa e pagamento de despesas. Não existe uma regra para solicitar a antecipação. No entanto, o lojista deve avaliar se existe mesmo essa necessidade, pois a antecipação reduz lucratividade uma vez que se paga mais caro para ter o dinheiro antecipado.

É necessário avaliar as dívidas e somente antecipar quando os juros dessas dívidas forem mais altos do que as taxas de antecipação. “A administração de um fluxo de caixa é muito importante para que o dono de farmácia possa ter uma melhor compreensão de sua realizada financeira e tomar decisões inteligentes”, reforça Marcelo.

Se você ficou interessado nessa nova modalidade de antecipação, verifique no aplicativo do seu banco se ela já está disponível para você ou entre em contato com o gerente do seu banco.

Leia também: O que faz a farmácia vender mais?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.