Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Antirretrovirais garantem melhor qualidade de vida aos portadores do vírus HIV

Maxpress

Neste ano, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids , celebrado na data de hoje, terá um sabor de vitória para os infectados e classe médica que há mais de vinte anos lutam contra a doença. Os números divulgados recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Unaids (programa da ONU sobre Aids) mostram que as mortes decorrentes da Aids caíram 10% nos últimos cinco anos e 18% desde 1996.

Essa diminuição no número de óbitos deve-se principalmente às terapias com antirretrovirais e tratamentos de prevenção que possibilitaram aos portadores do vírus viver cada vez mais e com uma melhor qualidade de vida.

"É um avanço significativo, mas ainda temos um grande desafio pela frente, que é o de ampliar o acesso ao tratamento ao maior número possível de pessoas, especialmente nos países em desenvolvimento", afirma o infectologista Esper Kallás, do Hospital Sírio Libanês e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde coordena um grupo de pesquisa clínica sobre HIV certificado pelo "National Institutes of Health", dos Estados Unidos.

A MSD, empresa resultante da fusão da Merck & Co. Inc. com a Schering- Plough Corporation líder global na área de cuidados com a área da saúde, atua há mais de 20 anos na pesquisa e no desenvolvimento de medicamentos contra o HIV/Aids. A empresa é responsável pelo fornecimento de diversos antirretrovirais, entre eles o raltegravir, o único inibidor de integrase disponível no mundo e comercializado no Brasil desde o ano passado.

O raltegravir foi objeto de um estudo recente da MSD e os resultados revelaram que a medicação é extremamente eficaz e manteve a carga viral em níveis indetectáveis em 78% dos pacientes soropositivos que participaram da pesquisa. Além disso, reduziu a ocorrência de efeitos colaterais e não produziu aumento dos índices de colesterol LDL (o chamado "mau colesterol") e de triglicérides, ao contrário das outras terapias.

O EMEA (Agência de Medicamentos da União Europeia) aprovou recentemente a ampliação do uso do antirretroviral raltegravir para pacientes soropositivos que nunca se submeteram antes a tratamento contra AIDS. A recomendação da terapia para novos pacientes é aprovada também nos Estados Unidos e, no Brasil, está em fase de análise pela ANVISA.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.