Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Anvisa alerta sobre novos casos de falsificação de toxina

Agência orienta os profissionais da saúde e a população sobre os casos de falsificação da toxina botulínica.
Anvisa alerta sobre novos casos de falsificação de toxina
Foto: Divulgação, Stock

A área de portos, aeroportos e fronteiras da Anvisa interceptou remessas internacionais do produto Botox 100U (toxina botulínica A), lote C6835C3, que apresentaram falsa descrição de conteúdo e que continham frascos em embalagens no idioma turco, com prazos de validade 10/2024 (frasco) e 12/2024 (embalagem secundária).

Leia: Rede d1000 lança podcast em comemoração aos 10 anos

A empresa detentora do registro do medicamento Botox, Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda., confirmou à Anvisa que o lote original C6835C3 tem o prazo de validade de 12/2023 e foi comercializado somente na Turquia, não tendo sido importado ao Brasil pelos meios oficiais.

Foto: Produto falsificado com idioma turco

Dessa forma, foi determinada a apreensão e a proibição de comercialização, distribuição e uso do lote C6835C3 do medicamento Botox 100U (toxinabotulínica A), por meio da Resolução-RE 796, de 9 de março de 2023.

Leia também: Sincofarma promove palestra sobre criação da área de pricing

Caso profissionais de saúde e pacientes identifiquem os produtos falsificados, a orientação é não fazer uso do medicamento e notificar imediatamente a Anvisa, por meio dos seus canais de atendimento

Falsificação de outros medicamentos

Entre 2018 e 2019, foram identificadas sete falsificações de diversos medicamentos. Já em 2020 foram identificados 16 casos pela Anvisa. A partir das investigações realizadas, se constatou que a maioria envolve medicamentos de alto custo.

Ações de fiscalização mostram que quadrilhas estão se especializando nesses medicamentos, uma vez que possuem uso mais restrito; portanto, poucos frascos podem render muito lucro, e a falsificação pode se tornar de difícil percepção.   

Fonte: Anvisa

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.