A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Evenity (romosozumabe), da Amgen, que é o primeiro construtor ósseo com efeito duplo: evita perda da massa óssea e regenera partes já comprometidas pela doença.
Ação do medicamento
O medicamento é indicado para o tratamento de osteoporose em mulheres na pós-menopausa com alto risco de fratura e pacientes que falharam ou são intolerantes a outra terapia de osteoporose disponível. A ação acontece por meio do aumento da densidade mineral óssea e do fortalecimento da estrutura esquelética do corpo humano.
A osteoporose acomete principalmente idosos, mas as mulheres em menopausa e pacientes de alto risco também são bastante afetados. O medicamento demonstrou em estudos que reduz rapidamente o risco de fratura e constrói um novo osso com 12 meses de terapia.
Estudos
A aprovação da Anvisa foi baseada nos resultados do estudo FRAME, que demonstrou redução significativa de novas fraturas vertebrais (coluna) e clínicas (sintomáticas) em um ano na comparação com o placebo, e também pelo estudo ARCH, que evidenciou a indicação em pacientes com alto risco de fratura.
Osteoporose e risco de fratura
No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são afetadas pela osteoporose. “Esse tratamento é uma ótima oportunidade para solucionar esse problema da saúde pública. Pacientes que já foram expostos à primeira fratura têm um risco maior de sofrer quedas secundárias. Com o novo medicamento é possível optar por um tratamento que, além de regenerar os ossos, previne novas ocorrências”, explica dr. Ben-Hur Albergaria, vice-presidente da Comissão Nacional de Osteoporose.
Veja também: Testes de Covid-19 realizados em farmácias ultrapassam marca de dois milhões
Fonte: Revista da Farmácia