Pesquisar
Close this search box.

Anvisa aprova registro de produto de terapia gênica

O produto é utilizado no tratamento da atrofia muscular espinhal.
Anvisa aprova produto de terapia gênica
Foto: freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na última segunda-feira (17/8), o registro do Zolgensma (onasemnogeno abeparvoveque), um produto de terapia gênica da Novartis Biociências utilizado no tratamento da atrofia muscular espinhal (AME), doença causada por uma alteração do gene que codifica a proteína SMN (Survival Motor Neuron), necessária para o neurônio motor, que controla o movimento muscular.

AME e aprovação da Anvisa

A AME causa fraqueza, hipotonia, atrofia e paralisia muscular progressiva. Tem incidência mundial aproximada de 1:10.000, e cerca de 45% a 60% dos casos são do tipo 1, a forma mais grave da doença e a principal causa da mortalidade infantil gerada por uma doença monogenética.

A aprovação da Anvisa foi justamente para o tratamento de pacientes pediátricos diagnosticados com AME do tipo 1, com até dois anos de idade e mutações bialélicas no gene de SMN1 ou até três cópias de outro gene conhecido como SMN2.

Produto de terapia gênica

O Zolgensma foi desenvolvido por engenharia genética, e é um produto de terapia avançada, do tipo terapia gênica, composto por um vetor viral que carrega uma cópia funcional do gene humano responsável pela produção da proteína SMN.

Estudos mostraram que uma única aplicação do produto pode melhorar a sobrevivência dos pacientes, reduzindo a necessidade de ventilação permanente para respirar e alcançar marcos de desenvolvimento motor. Os efeitos colaterais são considerados controláveis.

A Anvisa avaliou que os benefícios do Zolgensma são maiores que os riscos e, portanto, pode ser registrado no Brasil. Contudo, por ser uma terapia gênica inovadora, foi aprovado em caráter excepcional, o que significa que estudos adicionais devem ser realizados pela empresa para confirmação da eficácia e segurança a longo prazo.

Termo de Compromisso

Por conta dessa situação, a Novartis assinou um Termo de Compromisso responsabilizando-se por enviar anualmente dados dos estudos em andamento à Agência e ainda assegurar que os estudos complementares estão sendo realizados.

Veja também: Anvisa aprova primeiro produto de terapia avançada no Brasil

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Logotipo ediretor
Software eDiretor

Novo benefício para novos associados

Conheça o eDiretor. Um software que torna a gestão da sua farmácia prática e eficiente.

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Logotipo ediretor
Conheça o eDiretor. Uma ferramenta que vai tornar a gestão da sua farmácia mais prática e mais eficiente.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição