Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 16 de setembro de 2010.

Anvisa culpa fabricantes por demora na aprovação de registros de medicamentos

COMPARTILHE:

Folha de S.Paulo

O término de patentes de medicamentos no Brasil não tem sido garantia de que o produto chegue logo ao consumidor no menor preço. Alguns dos mais importantes casos de patentes expiradas neste ano – que envolveram disputas judiciais, na tentativa das empresas detentoras das fórmulas de prorrogar sua exclusividade – são exemplos disso.

O anti-hipertensivo Diovan, cuja patente expirou neste ano, não está disponível ao consumidor nas gôndolas das farmácias em versão genérica. Isso porque a Anvisa ainda não liberou os pedidos de registros que estão à espera de aprovação. Quatro empresas fizeram suas solicitações para que possam produzir e vender a cópia do medicamento.

Outro caso é o do remédio para esquizofrenia Seroquel, que teve a patente finalizada em agosto passado. A Arrow Farmacêutica já recebeu registro para comercializá-lo, mas outros 12 pedidos aguardam liberação. Enquanto só um genérico está no mercado, o consumidor não se beneficia da redução de preço estimulada pela concorrência.

Casos mais famosos, como o Viagra, que teve cinco pedidos de registro, e o Lípitor, com sete, foram rapidamente atendidos pela Anvisa. Segundo a agência, a demora pode ser atribuída às próprias farmacêuticas, quando não enviam solicitações adequadas. “Os pedidos são analisados por técnicos, que, quando identificam problemas ou ausência de algum teste que comprove segurança e eficácia, comunicam a empresa, que, por sua vez, precisa apresentar novas informações”.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que estará trabalhando de forma semipresencial no mês de janeiro.

 

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial na sede de 8h às 17h.

Terças e quintas: atendimento remoto de 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.