Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 8 de outubro de 2009.

Anvisa define composição de vacina contra gripe sazonal

COMPARTILHE:

Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quarta-feira (7), a resolução RDC 49/2009 que determina as cepas (linhagens) de vírus que devem ser utilizadas na formulação das vacinas contra gripe para utilização no país em 2010.
A composição da vacina é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do produto. A resolução está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Hemisfério Sul.
As vacinas, que serão utilizadas a partir de fevereiro do próximo ano, deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação: um vírus similar ao vírus influenza A/California/7/2009 (H1N1), um vírus similar ao vírus influenza A/Perth/16/2009 (H3N2) e um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008.

As cepas definidas se referem à vacina contra a gripe sazonal. A vacina para a gripe A que será utilizada no Brasil ainda está em desenvolvimento.

Fica proibida a utilização de quaisquer outras cepas de vírus em vacinas contra gripe. Aquelas que atualmente estão sendo comercializadas ou fabricadas fora destas determinações deverão ser retiradas do mercado até 31 de janeiro de 2010.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.