fbpx
Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 19 de junho de 2009.

Anvisa e Sinfarmig debatem controle de antibióticos

COMPARTILHE:

Portal Farmácia

Sindicato dos Farmacêuticos de Minas trouxe representante da Anvisa a Belo Horizonte, Dr. Pedro Ivo Ramalho, para debater o controle da venda de antibióticos no país.

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais (Sinfarmig) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, realizaram debate “Os Novos Rumos da Farmácia no Brasil”,no dia 18 de junho (quinta-eira), cujo objetivo foi debater a nova regulamentação para venda de antibióticos com os profissionais do Estado.

Durante o debate, foram abordados temas como o impacto da nova regulamentação para a indústria farmacêutica, venda nas farmácias e drogarias e os benefícios para a saúde da população. O palestrante principal foi o representante da Anvisa, Dr. Pedro Ivo Sebba Ramalho.

Atualmente a venda de medicamentos antibióticos só pode ser realizada mediante apresentação de receita médica, o que não acontece na prática. A nova regulamentação tem como objetivo principal coibir essas vendas, incluindo os antibióticos entre as drogas sujeitas a controle especial, da mesma forma como acontece com os psicotrópicos, por exemplo. Dessa forma os estabelecimentos farmacêuticos serão obrigados a recolher dados da prescrição e notificar a Vigilância Sanitária sobre as vendas. Aquelas farmácias que não cumprirem as disposições estarão sujeitas a punições, como multas e até interdição do estabelecimento.

De acordo com o Dr. Pedro Ivo Ramalho, medidas como esta são de grande importância, considerando que hoje o Brasil tem recorde de intoxicações por medicamentos, segundo último estudo divulgado pelo SINITOX. No Brasil, para alguns tipos de bactérias, em até 40% dos casos já há resistência a determinados antibióticos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 50% das prescrições mundiais de antibióticos são incorretas.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está em regime semipresencial.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial, das 12h às 17h
Terças e quintas: atendimento remoto, das 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099
– Relacionamento – (21) 98145-2036

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×