Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 30 de setembro de 2019.

Anvisa publica nova RDC sobre boas práticas de distribuição de medicamentos

COMPARTILHE:

Anvisa lança RDC sobre distribuição de medicamentos Foto: Divulgação

No último dia 18 de setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a RDC nº 304/2019, que dispõe sobre os requisitos de boas práticas de distribuição e armazenagem e de transporte de medicamentos de um modo geral e, em alguns casos, de produtos a granel.

No texto da resolução, são abordados e especificados os conceitos de armazenagem, boas práticas, transporte e outras características e termos importantes.

Empresas têm responsabilidade durante todo o processo de distribuição

A RDC declara que todas as partes envolvidas nas etapas de produção, armazenagem, distribuição e transporte devem ser responsabilizadas pela qualidade e segurança dos produtos. E também que todas as boas práticas precisam acontecer na logística reversa, quando os medicamentos são devolvidos ou recolhidos do mercado.

Além disso, ficou esclarecido que as distribuidoras devem fornecer produtos apenas às empresas licenciadas e autorizadas pela autoridade sanitária competente.

Outro ponto citado é que os estabelecimentos que estejam no ciclo devem dispor de sistema de gestão da qualidade capaz de documentar, verificar e assegurar os requisitos específicos a cada operação.

Veja também: Revisão na RDC 44: o que vai mudar?

Fonte: Revista da Farmácia


VER MAIS SOBRE: anvisa / distribuição farmacêutica / RDC


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.