Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Aprenda a montar uma equipe perfeita para a sua primeira farmácia

Vale a pena contratar ao menos um colaborador com experiência em varejo farmacêutico e priorizar habilidades comportamentais.
Aprenda a montar uma equipe perfeita para a sua primeira farmácia
Foto: Divulgação

Em um mercado altamente competitivo como o de farmácia, uma equipe eficiente é fundamental para o sucesso e a longevidade de sua primeira farmácia, e das demais que você abrirá em seguida. O desempenho do time impacta a reputação da loja, contribui para a construção da imagem e faz a farmácia faturar mais.

Leia: O que faz a farmácia vender mais?

Lucia Gadelha, diretora da Gadelha Consultoria e especialista em RH, participou do É de Farmácia para ensinar como montar a equipe da farmácia, conteúdo ainda mais relevante se você estiver abrindo sua primeira drogaria.

“Para as atividades, a farmácia deve ter, no mínimo, três atendentes: um em cada turno e outro intermediário. Esse último trabalha de acordo com o alto fluxo entre os horários. Além disso, a loja precisa de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento. E, se o caixa estiver fora do balcão, será necessário ainda contratar mais um profissional para a função”, enumera Lucia.

A especialista explicou que “é preciso ter cautela com equipes muito reduzidas, pois o cliente não gosta de esperar pelo atendimento. O colaborador também deve ser bastante claro em sua comunicação para não deixar dúvidas. Já o entregador precisa conhecer a região onde a farmácia está situada e ser treinado para realizar uma boa abordagem ao cliente durante a entrega dos produtos”.

Como fazer uma boa seleção

Para montar uma equipe de alta performance, o proprietário de farmácia pode receber o auxílio de consultorias especializadas em canal farma. Além disso, algumas redes associativistas costumam oferecer assessoria na contratação de pessoas. “As universidades ou instituições de cursos técnicos também são bons locais para essa busca. Outra opção são as redes sociais, como Instagram e Facebook. O importante a ressaltar é que, se o empresário estiver iniciando o negócio, será necessário um apoio profissional para evitar possíveis erros de contratação e custos futuros com alta rotatividade”, alerta Lucia.

O empresário que está chegando ao canal farma não pode falhar na contratação do time, pois os colaboradores auxiliam na consolidação da marca da farmácia e no relacionamento fiel do público. Uma equipe qualificada fará o negócio se diferenciar no mercado.

Como dica, Lucia sugere que, na hora da contratação, vale a pena selecionar, pelo menos, um atendente com experiência em varejo farmacêutico. “Se você optar por alguém sem experiência, dê preferência para pessoas com habilidades comportamentais importantes para a farmácia, como simpatia, ética e empatia, pois dificilmente elas poderão ser desenvolvidas após a contratação. Por isso, fique atento”, alerta a especialista.

Realize treinamentos

Após a contratação, os novos colaboradores devem ser treinados para entender a cultura da empresa e conhecer o comportamento do consumidor. Além disso, será preciso criar Procedimento Operacional Padrão (POP) para todas as funções, apresentar o organograma da empresa, explicar regras básicas, entre outras atitudes importantes. “A preparação da equipe é tão importante quanto alugar o ponto, montar o layout, escolher o sortimento de produtos. Em relação ao salário, a farmácia deve seguir o piso salarial de cada categoria e estar atenta à remuneração variável”, finaliza Lucia.

Leia também: Antecipe os recebíveis com taxas mais baixas

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.