Aprovação de medicamentos para doenças raras cresce 90%

Veja detalhes de alguns dos resultados da Anvisa em 2019.
Aprovação de medicamentos para doenças raras aumentou
Foto: freepik
ads-728x90-2.webp

Segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), houve um crescimento no número de aprovações de medicamentos para doenças raras no Brasil. Em 2019, foram registrados 19 produtos farmacêuticos para essas doenças, o equivalente a um aumento de 90% em relação a 2018.

No Brasil, a estimativa é que cerca de 13 milhões de pessoas sejam portadoras desses tipos de enfermidades, que não têm cura e nem muitas opções terapêuticas. Por isso, a análise de pedidos de registros de medicamentos é tão importante.

Melhoria regulatória tem influência nesse processo

O crescimento está atribuído à publicação da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 205/2017, que estabeleceu um procedimento especial para a aprovação de ensaios clínicos, boas práticas de fabricação e registro de medicamentos para as doenças raras.

Além dela, há ainda a RDC 204/2017 que, embora não seja específica dessas doenças, ajudou a dar mais rapidez ao acesso a novos medicamentos e à realização de pesquisas clínicas estabelecendo critérios de priorização de pedidos.

Outros resultados importantes de 2019

Além disso, a redução de prazos para aprovação de pesquisas clínicas no Brasil também teve resultados positivos. Dados colhidos até novembro de 2019 mostram uma mediana de 7,4 meses para a análise do dossiê de desenvolvimento clínico de medicamentos (DDCM). Em 2018, a média foi de 8,4 meses.

O prazo para a análise do dossiê específico de ensaio clínico (DEEC) também foi reduzido – a média em 2019 foi de 3,2 meses contra quatro no ano anterior. Além disso, 60,3% dos estudos clínicos tiveram também um prazo de avaliação de 3,2 meses. De acordo com a Anvisa, a maioria deles foi avaliada em prazo inferior a 90 dias, colocando o Brasil em posição competitiva em relação a outros países.

Aprimoramento da Agência

Ao longo de 2019, a Anvisa trabalhou em duas frentes de trabalho para otimizar a análise de pedidos de registro de medicamentos e anuência em pesquisa clínica – harmonização (padronização) de processos e racionalização.

A harmonização

A primeira trata da reestruturação da área responsável pelas análises de registro de medicamentos e pesquisa clínica, chamada de Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED).

Além disso, o Programa de Gestão Orientada para Resultados (PGOR) também foi aprimorado, com o objetivo de aumentar ainda mais a produtividade dos servidores por meio da flexibilização do registro de presença e a instituição do regime de teletrabalho.

Os procedimentos operacionais padrão (POPs) também foram revisados, de forma a padronizar tempos para execução de atividades comuns às diferentes áreas, garantindo maior efetividade.

A racionalização

Já a racionalização teve como objetivo direcionar as análises realizadas pelas GGMED na avaliação dos requisitos técnicos realmente críticos, que podem impactar na qualidade, segurança e eficácia de medicamentos ou estudos clínicos.

Para isso, foram adotadas medidas de desburocratização dos processos de trabalho, dando lugar a análises mais racionais e ágeis, além de maior transparência sobre as expectativas da Agência quanto à avaliação de um pedido de registro.

Veja também: Anvisa aprova nova indicação para Vyndaqel, para o tratamento de cardiomiopatia

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Ascoferj manifesta seu pesar pelo falecimento de um ícone do mercado farmacêutico brasileiro....
Valor arrecadado a partir de um percentual das vendas totais da marca Tena, realizadas nas lojas físicas e nos canais virtuais não presenciais da Venancio....
Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas....
Associada da Santos & Abreu segue com seu projeto de expansão e abre uma unidade na Várzea, interior do estado do Rio de Janeiro....
Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor....
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Você é associado Ascoferj?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição