Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

As grandes vão ficar enormes

Fonte: Revista Exame

O ano 2011 foi o ano da criação dos grandes grupos de farmácias no país. Em 2012, a onda de aquisições não vai parar

O Mercado Brasileiro De Farmácias começou 2012 da mesma forma que terminou o ano passado: em ebulição. Em 2011, o setor passou por um processo inédito de consolidação. Num intervalo de 30 dias, as redes Raia, Drogasil, Pacheco e São Paulo anunciaram fusões, criando os maiores grupos do setor, com vendas superiores a 4 bilhões de reais.

Terceira no ranking, a Brazil Pharma comprou em novembro a rede paraense Big Ben, num negócio de mais de 450 milhões de reais. Neste ano, em fevereiro, a onda de consolidação recomeçou, quando a Brazil Pharma fechou a aquisição de 100 lojas da baiana Sant´ana por aproximadamente 350 milhões de reais. Especialistas do setor afirmam que o processo deve continuar. Segundo a EXAME apurou, diversas redes regionais estão sendo alvo do ataque dos grandes — e a maior novidade, a partir de agora, pode ser a entrada no país das principais empresas do mundo.

O mercado brasileiro de farmácias e muito pulverizado. Existem hoje no país mais de 60 000 farmácias, mais do que nos Estados Unidos. E as quatro líderes tem apenas 25% de participação — no mercado americano, as quatro maiores dominam 60% das vendas. Outro fator impulsiona a atual onda de consolidação: o varejo de farmácias cresce 19% ao ano.

"O setor vai dobrar novamente nos próximos cinco anos", diz Sérgio Mena Barreto, presidente da Associação Brasileira de Farmácias. Como em qualquer segmento do varejo, tamanho fará diferença na hora de ganhar dinheiro — as margens, tradicionalmente apertadas, aumentam à medida que as empresas ganham poder de negociação com fornecedores.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.