Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Ascoferj celebra Dia Nacional da Farmácia

Em 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Farmácia. Para celebrar a data, a Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) vai promover um evento de amplo alcance no Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro, das 7h às 14h. Durante o evento, farmacêuticos voluntários cedidos por algumas redes cariocas estarão no local prestando serviço à população. No total, serão 24 profissionais.

Nesse dia, haverá uma tenda no local, dividida em duas áreas: saúde e beleza. De um lado, farmacêuticos vão aferir a pressão arterial, medir os níveis de glicose e orientar as pessoas que passarem pela praça. E de outro, profissionais de algumas marcas do ramo de perfumaria e cosméticos prestarão serviços de beleza.

A Ascoferj reconhece que, atualmente, a farmácia vem ganhando cada vez mais destaque em território nacional, principalmente depois da Lei nº 13.021/14, que a definiu como “unidade singular de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária, individual e coletiva”. Tal fato abriu prerrogativas para a atuação clínica do profissional farmacêutico, que agora tem mais respaldo.

Para a farmacêutica e consultora em Atenção Farmacêutica da Ascoferj, Ana Lucia Caldas, a farmácia é um centro prestador de serviço, onde há, além da venda e dispensação de medicamentos, atenção à saúde da população. “Seja ela grande ou pequena, a farmácia é parte primordial do círculo de atenção à saúde, que começa pelo prescritor, passa pelo medicamento, segue com a educação e a orientação farmacêutica e vai até a manutenção da terapia, a prevenção de doenças e a promoção da saúde do paciente. Nessa concepção, a farmácia passa a ser vista como estabelecimento de saúde, com atendimento qualificado e diferenciado”, reconhece Ana Lucia.

Segundo dados do IMS Health, em 2013, existiam 65.939 estabelecimentos no País, o que confere ao Brasil a liderança mundial em número de farmácias. Gradativamente, esses estabelecimentos vêm assumindo um papel muito mais amplo do que no passado, pois as pessoas passaram a buscar também bem-estar e beleza no canal farma.

“O setor contribui de forma significativa com o desenvolvimento econômico do Brasil, quarto mercado em consumo de medicamentos no mundo e o que possui o maior número de farmácias. Fatores assim mostram a força do setor varejista e confirmam a importância do segmento para a economia brasileira”, acrescenta Fernanda Ramos, empresária e diretora da Ascoferj.

 

SERVIÇO

Dia Nacional da Farmácia

Data: 5 de agosto de 2015

Horário: 7h às 14h

Local: Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro

Realização: Ascoferj

 

Comunicação Ascoferj

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.