Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Ascoferj esclarece sobre prioridade de vacinação para farmacêuticos

Foto: freepik

O Departamento Jurídico da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) presta esclarecimentos sobre o Ofício nº 234/2021, enviado pelo Ministério da Saúde às coordenações estaduais de Saúde no último dia 11 de março.

O objetivo do documento é complementar as orientações técnicas de vacinação do grupo prioritário, especificamente dos profissionais da saúde, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o texto, são considerados trabalhadores da saúde os profissionais que trabalham em hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros estabelecimentos. Além disso, recomenda-se uma ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde, embora esteja explícito que os Estados e Municípios podem adequar a priorização conforme a disponibilidade de doses:

  • Equipes de vacinação que estiverem envolvidas na vacinação dos grupos elencados;
  • Trabalhadores de instituições de longa permanência de idosos e de residências inclusivas (jovens e adultos com deficiência);
  • Trabalhadores de serviços de saúde públicos e privados, tanto de urgência quanto da atenção básica, envolvidos na atenção de casos suspeitos e confirmados de Covid-19;
  • Demais profissionais de saúde.

Gustavo Semblano, consultor jurídico da Ascoferj, reitera o ponto mais importante do ofício: “É preciso deixar claro que o que está descrito é uma recomendação, ou seja, não é uma ordem. O destinatário desse ofício são as coordenações estaduais, e não a municipal de vacinação”.

Nesse contexto, Semblano explica que, no Estado do Rio de Janeiro, dos 92 municípios, até o momento, apenas o município do Rio de Janeiro expediu um ato administrativo oficial sobre o tema. Neste documento, fica estabelecido que a imunização dos profissionais da saúde que não estão na linha de frente acontecerá de forma gradativa e conforme aumento do número de doses disponíveis, sem prejudicar outros grupos prioritários.

Veja também: Mulheres que Empreendem: Fernanda Pereira

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.