Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Ascoferj lança Talento Farma, plataforma de vagas para varejo farmacêutico

Ascoferj lança plataforma de vagas para varejo farma Talento Farma
Foto: iStock

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Foi lançada oficialmente, na última segunda-feira (12), a plataforma Talento Farma. Especializada em vagas de emprego para o varejo farmacêutico, a ferramenta contará, num primeiro momento, com cerca de 1,5 mil farmácias associadas à Ascoferj abrindo vagas de diferentes cargos todos os dias e com milhares de profissionais enviando currículos em busca de recolocação. À medida que se consolidar, a plataforma também receberá oportunidades de outros estados do Brasil.

Plataforma Talento Farma

O objetivo do Talento Farma é alinhar para convergir os interesses entre empresas associadas do varejo farmacêutico e os profissionais em busca de oportunidades nesse segmento do mercado.

Carla Coelho, especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Empregabilidade e coordenadora do Talento Farma, destaca que a plataforma foi pensada para suprir uma grande demanda do setor: “Sabemos que o varejo farma vem crescendo exponencialmente e ter uma plataforma exclusiva de recrutamento e seleção será o diferencial para unir esses dois públicos”.

Desafios enfrentados pela farmácia na hora de contratar

Segundo Sebastião Mascarenhas, gestor da Speed Farma, uma de suas maiores dificuldades é encontrar profissionais qualificados para atuar nas farmácias da rede: “É preciso saber onde e como captar essa mão de obra, depois como capacitá-la e, principalmente como retê-la, ainda mais quando se tem diversas lojas na rede, como é o meu caso. Sem as ferramentas adequadas, esse processo fica bastante difícil”.

Uma dessas dificuldades pode estar, por exemplo, na descrição da vaga feita pelo contratante. Carla explica que, “as empresas, muitas vezes, não conseguem escrever exatamente o perfil de funcionário que buscam ou acabam confundindo algumas funções”, o que leva a contratações inadequadas para o perfil do cargo oferecido.

Pensando em solucionar esse problema, a plataforma traz uma tabela completa de competências relevantes para cada cargo, e os recrutadores podem selecionar as que mais se adequam à vaga. Dessa forma, podem se dedicar à descrição de requisitos específicos.  Além disso, existem diversos filtros para encontrar os melhores candidatos.

Estudantes e profissionais em busca de emprego

Na outra ponta, estão os profissionais recém-formados ou em busca de recolocação. Para Fabiana Pugliese, farmacêutica e coordenadora de cursos de graduação em Farmácia, um dos pontos-chave para alcançar a contratação é a imagem.

“Questões como a maneira de se comportar na frente dos clientes e da equipe, como se vestir e falar, seguir as rotinas e estar atento às tendências de mercado são ações essenciais àqueles que desejam atuar no mercado farmacêutico, inclusive nos serviços clínicos”, pontua a farmacêutica.

Soma a isso o fato de que muitos candidatos, ao buscarem emprego, não exploram suas melhores experiências e habilidades nos currículos. De acordo com Carla, isso acaba dificultando e impedindo que sejam contratados.

“A nossa proposta é a objetividade por meio de informações relevantes. Criamos campos específicos para auxiliar os candidatos, como, por exemplo ‘Informações Adicionais’, que permitem, além das questões básicas, inclusão de informações que agreguem valor ao currículo”, detalha a especialista.

Resistência ao varejo farma

Uma outra dificuldade existente atualmente é que muitos recém-formados não enxergam no varejo farmacêutico uma boa oportunidade profissional. Segundo a coordenadora de graduação em Farmácia, é fundamental conscientizá-los de que os profissionais que atuam em drogaria são o primeiro contato dos pacientes com um atendimento de saúde de qualidade, oferecendo acesso à orientação sobre uso de medicamentos, vacinação, testes rápidos, entre outros serviços.

“A pandemia veio para mostrar que o profissional farmacêutico tem muita relevância para a farmácia. Ele não tem apenas um papel de administrador, mas também clínico”, afirma a coordenadora de cursos.

Para reverter isso, a equipe da Ascoferj envolvida no projeto está em contato com diversas universidades para apresentar mais informações sobre o Talento Farma e as oportunidades oferecidas a quem trabalha no varejo farmacêutico.

Como acessar a plataforma

Os associados da Ascoferj têm acesso gratuito à plataforma. Farmácias e drogarias que ainda não são associadas podem acessar o site oficial e saber mais detalhes sobre como lançar vagas na plataforma.

Para conhecer mais sobre o Talento Farma, assista à live de lançamento na íntegra.

Veja também: Ascoferj oferece tabela dinâmica de preços de medicamentos aos associados

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.