Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Atendimento estendido em farmácia veio para ficar

InterPlayers fala sobre importância do atendimento farmacêutico estendido
Foto: shutterstock

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Hoje em dia, farmácias e drogarias oferecem uma série de serviços para seus clientes, incluindo medição de pressão arterial e nível de glicose no sangue, exames diversos, aplicação de vacinas e até mesmo facilitam o acesso a consultas médicas. Esse conjunto de ações é chamado por especialistas de atendimento estendido.

Oscar Teixeira Basto Júnior, diretor de Varejo da InterPlayers, relembra que a Lei 13.021/2014 define as farmácias como unidades de prestação de serviços destinadas a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.

“Essa lei representa uma grande evolução. Em 2017, a Anvisa autorizou as farmácias a aplicarem vacinas, ou seja, começaram a ampliar o escopo de atuação do segmento. Em 2020, com a pandemia de coronavírus e amparo da legislação, houve uma forte mudança de perfil desse varejo, que, além de assistência farmacêutica, passou a ser ator na assistência clínica”, afirma Oscar.

As farmácias e drogarias começaram a realizar exames laboratoriais, incluindo os testes de detecção de Covid-19, importante para desafogar hospitais e laboratórios. “Só as farmácias realizavam cerca de 40 mil testes diários. Com a Omicron, esse número saltou para 100 mil. O sistema de saúde não daria conta sozinho”, comenta o executivo.

Cada novo serviço representa uma gama de oportunidades para as farmácias aumentarem seus faturamentos e ampliar o acesso aos clientes dos varejistas. Oscar lembra que existem cerca de 17 mil laboratórios clínicos no Brasil, localizados em áreas mais densamente povoadas, ou seja, cidades menores podem não contar com esse tipo de serviço.

Em contrapartida, existem aproximadamente 90 mil farmácias, que contribuem dando mais capilaridade ao ecossistema de saúde. Por meio dos serviços farmacêuticos, essa população tem a chance de realizar serviços de qualidade a que antes não teriam acesso.

Veja também: Pampers lança promoção para drogarias de todo o Brasil

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.