Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 2 de junho de 2009.

Baxter lança sistema para reduzir erros de medicação

COMPARTILHE:

Guia da farmácia

Novo método de identificação de soluções injetáveis aumenta a segurança dos pacientes

A Baxter lançará na Feira Hospitalar 2009, o Data Matrix, um novo sistema de codificação para identificação de soluções intravenosas que ajudará a reduzir o risco dos erros de medicação – o lançamento do novo processo de identificação ocorre no momento em que o Ministério da Saúde estuda a implantação no país de um sistema tecnológico mais aprimorado para rastreamento da produção, administração, consumo e armazenamento de medicamentos.

Esse novo sistema de identificação de soluções injetáveis é um aperfeiçoamento do código de barras tradicional. Inclui informações detalhadas sobre o produto, como país de origem, fabricante, data de validade, dosagem, lote, entre outros. O escaneamento do novo sistema de codificação permite que cada medicamento seja acompanhado do momento em que é fabricado até ser administrado no paciente, inclusive quando está sendo processado e manuseado na farmácia do hospital ou pela equipe de enfermagem.

Para reforçar ainda mais a segurança dos pacientes, além do Data Matrix a Baxter também diferencia suas bolsas de soluções intravenosas aplicando cores diferentes aos códigos de barra das soluções. A cada categoria de produto – como soro fisiológico, glicose ou ringer (eletrólitos) – é atribuída uma cor específica, facilmente identificável pelas equipes dos hospitais que utilizam essas medicações.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.