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Black Friday: análise de dados pode impulsionar as vendas no e-commerce

Importância da análise de dados para as vendas no e-commerce durante Black Friday
Foto: Reprodução da Internet

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Um estudo realizado em agosto pelo Instituto Ipsos com cerca de mil brasileiros mostra que 71% dos entrevistados disseram que pretendem fazer compras na Black Friday, que acontece no próximo dia 25 de novembro. Cada consumidor estima comprar, em média, produtos de cinco categorias. As boas perspectivas para a data exigem do empreendedor um investimento em análise de dados e usabilidade do seu e-commerce.

JB Queiroz Filho, CEO da JBQ.Global, afirma que muitas empresas grandes, que dispõem de recursos financeiros para a captura e análise de dados, ainda “patinam e desconfiam do digital” mesmo depois da pandemia e com a crescente digitalização.

“Observo o varejo dando sinais dos privilégios da fidelização e convencendo o consumidor que ele é exclusivo. Mas será que todos os lojistas estão preparados para fazer Black Friday com todos esses desafios?”, questiona o executivo.

Pensando em auxiliar essas empresas, Carla Bueno, UX Lead da JBQ.Global, dá sete dicas de usabilidade para reter o usuário e aumentar o faturamento do e-commerce. Confira abaixo.

1 – Navegação intuitiva: o consumidor busca praticidade e rapidez no momento de realizar a compra. Por isso, a interface deve ser intuitiva, fluida, rápida e transparente. O design deve ser “limpo”, sem excesso de informações e elementos. Destacar o campo de busca é indispensável.

2 – Velocidade de carregamento: segundo dados do Google, usuários tendem a sair de um site que demora mais do que três segundos para carregar. Com a grande quantidade de lojas virtuais disponíveis, eles podem migrar rapidamente para outro, caso a performance não seja satisfatória. Para evitar isso, não adicione imagens pesadas demais, muitos recursos em uma única página e verifique os tipos de conexão usados pelos usuários.

3 – Páginas adaptáveis: o e-commerce deve ser responsivo para assegurar uma boa experiência em todos os dispositivos – computador, tablet ou celular.

4 – Checkout simples: muitos e-commerces oferecem um checkout burocrático e com instruções pouco claras. É preciso solicitar apenas as informações essenciais para concretizar a compra e dividir o processo de finalização em poucas etapas. Assim a empresa aumenta a taxa de conversão e evita cancelamentos pós-compras.

5 – Texto objetivo: o texto é um elemento fundamental para executar as dicas mencionadas anteriormente. A parte escrita, além dos recursos visuais e imagéticos, vai direcionar o usuário durante a navegação e situá-lo no site. Por isso texto deve ser objetivo e claro.

6 – Comportamento do cliente: o layout, os elementos e os recursos disponíveis para navegação precisam ser desenvolvidos de acordo com o perfil de cliente do e-commerce, contribuindo para a personalização da experiência do consumidor. É possível identificar o tipo de cliente por meio de pesquisas de usuário, da definição de persona e da análise dos atuais clientes.

7 – Planejamento em longo prazo: planejar a experiência do site é essencial para reduzir custos e aumentar a eficiência do e-commerce. Esse planejamento é realizado antes do lançamento do site ou de uma nova página. Com um plano estruturado, a empresa reduz custos com mudanças na usabilidade enquanto a loja virtual está operando.

Veja também: Pague Menos e Extrafarma se unem para a maior Black Friday de farmácias do Brasil

Fonte: Revista da Farmácia

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