Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 16 de fevereiro de 2011.

Brasil aprova primeiro medicamento anti-inflamatório para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

COMPARTILHE:

Fator Brasil

Nova classe terapêutica chega ao País, com o aval da Anvisa, para oferecer maior qualidade de vida aos pacientes.

A Nycomed Pharma apresenta ao mercado brasileiro o Daxas®, medicamento exclusivo para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, também conhecida como DPOC. Trata-se de uma nova classe terapêutica que chega ao País, sendo a primeira terapia complementar via oral aprovada pela Anvisa. O medicamento possui ação específica e efetiva no combate às inflamações de base da DPOC, atuando como terapia concomitante aos medicamentos sintomáticos. Sua ação ajuda a diminuir as crises, também chamadas de exacerbações, que são responsáveis pela rápida progressão da doença e piora da qualidade de vida, aumentando a morbidade e a mortalidade dos pacientes.

A DPOC é uma doença crônica dos pulmões que diminui a capacidade de respiração. A maior parte das pessoas apresenta falta de ar, tosse e/ou catarro, sintomas comuns a outras doenças respiratórias, como a asma, dificultando o diagnóstico preciso. “A doença evolui a partir do agravamento das exacerbações, que vão acontecendo com maior frequência e intensidade. Sendo o tratamento dos sintomas feitos por via inalatória, faltava uma medicação oral para atuar na inflamação, como terapia concomitante. Estamos falando de um medicamento inovador que age na inflamação específica da DPOC, tratando a doença de forma assertiva e suprindo uma necessidade negligenciada anteriormente”, explica o Dr. José Roberto Jardim, médico pneumologista da Unifesp (Universidade Federal da São Paulo) e membro do comitê internacional de DPOC.
As pesquisas para desenvolvimento do roflumilaste, princípio ativo da droga, começaram na Alemanha há cerca de 20 anos. “O Daxas® é o único medicamento que atua diretamente na inflamação, reduzindo o número e a intensidade das exacerbações que os pacientes sofrem. Prevenindo exacerbações, estes doentes podem ter melhor qualidade de vida.”, afirma Renata Campos, diretora da unidade de negócios prescrição da Nycomed Pharma. “Daxas® é o primeiro produto em sua classe terapêutica, por isso representa uma nova esperança para os pacientes de DPOC e um importante passo para consolidar a Nycomed como líder na área respiratória”, completa Giles Platford, gerente geral da Nycomed Pharma.

No Brasil, o Estudo Platino mostrou que somente 16% dos casos de DPOC são diagnosticados corretamente, o que prejudica o início do tratamento ainda na fase precoce. Estima-se que até 2020 a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica será a terceira causa de mortes no mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). A previsão é baseada em uma somatória de fatores relacionados a um estilo de vida pouco saudável, muito comum em centros urbanos, e que combina o tabagismo e a poluição do ar, má alimentação, sedentarismo e situações de estresse.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.