Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Brasil e Índia querem romper acordo entre OMS e indústria farmacêutica

G1

Brasil e Índia exortaram ontem, quarta-feira, à Organização Mundial de Saúde (OMS) a romper uma parceria com as empresas farmacêuticas no combate aos medicamentos falsificados.

"Um divórcio é inevitável", ressaltou o Brasil durante a 63ª Assembleia Geral da OMS realizada esta semana em Genebra.

Brasil e Índia, assim como vários países em desenvolvimento latino-americanos e africanos, querem que a OMS ponha fim a uma parceria iniciada em 2006 com o Grupo Internacional de Luta contra a Pirataria de Medicamentos (IMPACT), representado principalmente por empresas farmacêuticas.

Os dois países, grandes produtores de genéricos, consideram que o IMPACT defende os interesses dessas empresas farmacêuticas que utilizam, segundo eles, a luta contra a pirataria para impedir a venda de medicamentos genéricos concorrentes.

O IMPACT inclui também organizações como a Interpol, a União Aduaneira, o Banco Mundial, a Organização Mundial do Comércio (OMC), além de organizações de médicos e pacientes.

"O papel do IMPACT é controverso", insistiu a Índia, considerando que é preferível que a OMS trabalhe com um outro órgão mais independente na luta contra o comércio de medicamentos piratas, como um grupo intergovernamental.

Em resposta a esses apelos, a diretora geral da OMS, Margaret Chan, se limitou a explicar que "essa parceria havia sido lançada antes de sua chegada".

A delegada do Quênia logo reagiu: "Se você não está satisfeita em um casamento, você pede o divórcio".

Segundo a OMS, mais da metade dos medicamentos comprados em sites é falsa.

Trata-se principalmente de remédios falsos para o tratamento da malária, de acordo com a Federação Internacional Farmacêutica (FIF), que reúne 2 milhões de empresas farmacêuticas no mundo.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.