Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Brazil Pharma faz compra para frear concorrência

Brasil Econômico

A paciência fez André Sá, presidente da Brazil Pharma, arrematar as 101 unidades da Farmácia Sant’ana. Durante um ano, o executivo fez dezenas de viagens de São Paulo a Salvador, onde fica sede da empresa. “Pegava avião, perdia um dia só para tomar café com o velhinho”, disse Sá, durante teleconferência com analistas, referindo-se ao seu novo sócio, José Santana.

A transação aconteceu por meio da Farmais, rede de farmácia do grupo Brazil Pharma. A primeira parte do pagamento será de R$ 347 milhões referente a 70% da Sant’ana. Depois disso, dentro de um prazo definido pela Brazil Pharma como o “menor possível”, haverá uma emissão de R$ 150 milhões em ações para comprar os 30% restantes da Sant’ana e transformar José em sócio da Farmais.

Em dezembro do ano passado, um incêndio destruiu o único centro de distribuição da rede baiana provocando desabastecimento nas lojas. “O acidente acelerou a decisão de venda. Eles ficaram 50 dias sem comprar nada e fecharam 18 pontos de venda”, diz um concorrente. Já para a Brazil Pharma, a aquisição foi uma forma de barrar a concorrência. “Criamos uma barreira de entrada, já que a Sant’ana é líder no estado e o restante do mercado é bastante pulverizado”, disse Sá. Desde que foi criada, em 2009, a Brazil Pharma comprou oito redes. Porém, a partir de agora, a companhia vai priorizar o crescimento orgânico, ou seja, através da abertura de lojas. “A representatividade de nossas aquisições deve ser cada vez menor. Vamos focar na integração da companhia”, afirmou Sá. O plano de abrir 100 lojas em 2012 está mantido. Deste total, 20 serão sob a bandeira Farmácia Sant’ana.

Tamanha é a importância da companhia no estado que a Estrela Galdino, outra rede da Bahia comprada pela Brazil Pharma no ano passado, vai desaparecer para dar lugar a Sant’ana. “São poucas as diferenças entre as duas redes. Ambas atendem as classes populares”, diz Eduardo Seixas, sócio-diretor da Alvarez & Marsal. A maior parte das lojas Estrela Galdino localiza-se em shopping centers.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.