Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Caravana viaja do Nordeste ao Vale do Jequitinhonha para discutir doenças raras

Chiesi faz Caravana Rara pelo Brasil
Foto: iStock

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Existem aproximadamente oito mil doenças raras descritas na medicina. A medicina mostra que elas têm origem genética, mas sintomas específicos. Esse cenário dificulta o diagnóstico precoce, causando impactos na vida dos pacientes e seus familiares. Os casos, quando identificados, são encaminhados para os centros de referências.

Embora existam centros de referência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, eles não estão em todos os estados ou em áreas mais remotas. Por isso, é preciso ampliar a rede de informação sobre as doenças raras.

Para otimizar a jornada do paciente, a Chiesi, farmacêutica italiana com operação no Brasil, iniciou a “Caravana Rara”, programa que leva geneticistas experientes para diferentes regiões do País, visando compartilhar conhecimento sobre doenças raras com profissionais que atuam no atendimento prioritário da rede pública de saúde.

“Quando falamos em doenças raras lidamos com obstáculos, como a falta de informação, de políticas públicas mais efetivas, de diagnóstico precoce e até mesmo de acesso ao tratamento. Nosso objetivo é levar conhecimento para os profissionais de saúde e para a população no geral e, assim, impactar de forma positiva a jornada desses pacientes, ajudando na identificação precoce e no direcionamento aos centros de referência”, informa o diretor médico da Chiesi, Márcio Penha.

A segunda etapa do projeto, que iniciou na região Norte, teve início no dia 29 de agosto em Vitória da Conquista, na Bahia, e seguiu para Bocaiúva, Capelinha, Montes Claros, Pedra Azul e Turmalina, em Minas Gerais, encerrando no dia 2 de setembro.

A equipe aborda um tipo de doença genética hereditária bastante incidente: os erros inatos do metabolismo. Os eventos são fechados e exclusivos para profissionais da saúde.

Veja também: Blau Farmacêutica tem lucro líquido recorde de R$ 112 milhões no 2º trimestre de 2022

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.