Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

CFF pede rigor na punição de ato anti-ético de médico contra farmacêutico no Maranhão

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) adotou, na manhã desta quarta-feira, dia 07 de outubro, providências em relação ao caso do médico que se dirigiu a um farmacêutico, no Maranhão, como “imbecil” e “analfabeto” quando este solicitou que uma receita fosse refeita por ser ilegível.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) adotou, na manhã desta quarta-feira, dia 07 de outubro, providências em relação ao caso do médico que se dirigiu a um farmacêutico, no Maranhão, como “imbecil” e “analfabeto” quando este solicitou que uma receita fosse refeita por ser ilegível. Ele escreveu as ofensas no receituário ao fazer a nova prescrição. O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, encaminhou ofício ao presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, no qual manifesta repúdio ao ato praticado pelo médico João Melo e Sousa Bentevi, inscrito no CRM/MA sob o número 1.477.

“O fato, lamentavelmente, denigre não apenas o profissional destinatário, mas toda a categoria farmacêutica e a Farmácia como um todo, desconsiderando por completo a legislação aplicável à espécie, bem como a salutar convivência que deve pautar as relações entre os profissionais da saúde”, escreveu o presidente do CFF.

Walter da Silva Jorge João ressaltou, no ofício, os termos da Lei Federal nº 5.991/73. Em seu artigo 35, a lei diz que somente será aviada a receita, dentre outras exigências, que estiver escrita a tinta, em vernáculo, por extenso e de modo legível, sendo que, se a dosagem do medicamento prescrito ultrapassar os limites farmacológicos ou a prescrição apresentar incompatibilidades, o farmacêutico responsável técnico pelo estabelecimento deverá solicitar confirmação expressa ao profissional que prescreveu, ou seja, é do farmacêutico a responsabilidade final de dispensação dos medicamentos.

O presidente do CFF solicitou por parte do CFM, rigor na apuração da conduta anti-ética praticada pelo médico, que, não só reconheceu seu ato em entrevista veiculada nacionalmente pela imprensa, como reiterou as ofensas. A uma rede de televisão, ele declarou que estava até arrependido porque na hora que fez aquele pedido se “igualou ao farmacêutico”, mas disse que já estava feito. “E reitero os adjetivos”, complementou.

Um segundo ofício foi expedido pelo presidente do CFF à presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF/MA), Maria José Luna dos Santos Silva, em cumprimento pela sua “louvável postura profissional e de gestora do conselho regional” diante do “malfadado caso. Walter da Silva Jorge João manifestou apoio às providências já adotadas pelo conselho regional e se colocou à disposição para outros que forem necessários e que sejam da alçada do CFF.

Fonte: CFF

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.