Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Chega às farmácias o primeiro anticoncepcional combinado com drospirenona para uso contínuo

Maxpress

"A menstruação é algo obsoleto.. Algumas mulheres acreditam erroneamente que, quando menstruam, estão se livrando de um sangue ruim, limpando o organismo. Mas o que ocorre é o contrário: sangrar pode causar vários problemas de saúde", disse John Guillebaud, um dos maiores especialistas em saúde reprodutiva e planejamento familiar do mundo, em encontro com a imprensa realizado ontem, em São Paulo. O especialista veio ao Brasil a convite da Libbs Farmacêutica, que acaba de lançar o primeiro contraceptivo para uso em regime contínuo com a formulação composta de etinilestradiol e drospirenona (progestagênio de quarta geração).

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, o Elani 28 proporciona à mulher a opção de alterar o ciclo menstrual com o objetivo de reduzir a frequência do sangramento mensal por meses ou até anos. Ao contrário dos contraceptivos de uso contínuo presentes no mercado que contêm apenas progestagênios para indicações específicas, o novo produto pode ser usado por mulheres que não desejam menstruar mensalmente por questões pessoais ou que necessitam se livrar dos sintomas menstruais.

Segundo John Guillebaud, é preciso acabar com o mito de que a mulher precisa menstruar todo mês. "Quando não se elimina a menstruação coisas desagradáveis podem acontecer, como endometriose (presença do endométrio – camada interna do útero – em regiões fora do útero), câncer de ovário, a conhecida tensão pré-menstrual (TPM) e anemia". Para ele, a pílula anticoncepcional foi uma extraordinária invenção da década de 50, "porém, o único erro é que, na época, disseram que a mulher deveria dar uma pausa de sete dias na cartela de comprimidos". Ainda bem que hoje, prossegue o especialista, a mulher tem o poder de escolha. "E as estatísticas são favoráveis: das que optam pelo uso da pílula de uso contínuo, após 10 meses, 72% deixam de sangrar".

Características
O Elani 28 é um anticoncepcional hormonal oral combinado de uso contínuo, com 28 comprimidos. A mulher não faz pausa entre as cartelas, ficando em amenorréia, ou seja, não tem menstruação durante o tempo que seu médico indicar (3, 6, 12 meses). A composição hormonal do medicamento bloqueia o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano com consequente diminuição da produção hormonal pelos ovários, inibição da ovulação e da proliferação endometrial. Sua utilização, no entanto, e a consequente suspensão da menstruação por meses ou até anos exigem acompanhamento médico.

A drospirenona é um progestagênio de quarta geração (sistema de classificação de componentes progestagênicos de acordo com seu desenvolvimento e introdução no mercado). Além de evitar a gravidez com alta eficácia e aliviar os sintomas menstruais, a drospirenona diminui a retenção hídrica (inchaço corporal) e melhora sinais de hiperandrogenismo, como acne, seborréia, oleosidade da pele e aumento de pelos. O etinilestradiol é um estrogênio sintético, presente em todos os contraceptivos orais combinados atualmente disponíveis, que auxilia no efeito contraceptivo e no controle do sangramento.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.