Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Combinação de medicamentos aumenta eficácia do tratamento da dor, aponta especialista

Maxpress

Combinação de medicamentos aumenta eficácia do tratamento da dor, aponta especialista

Segundo anestesiologista e especialista em dor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, João Marcos Rizzo, a associação de fármacos é uma das melhores terapias para o problema, com mais resultados e menos efeitos colaterais

A pessoa está com dor. Vai ao médico e recebe a prescrição de um medicamento que alivia o problema, mas traz consigo uma série de outros efeitos. Náuseas, vômito, dor de cabeça, tontura. Logo, o paciente desiste da medicação e a dor recomeça.

Esta situação comum foi controlada com a combinação de fármacos que diminuem a sensação de mal-estar e também proporcionam maior alívio ao problema. A Organização Mundial de Saúde é uma das defensoras da terapia multimodal, como é chamada, recomendando a associação de medicamentos em toda sua escala terapêutica de combate à dor.

"A utilização de drogas combinadas é altamente benéfica para tratamento de qualquer tipo de dor, apresentando mais resultados em espaço curto de tempo. Com menos substâncias, os efeitos colaterais, como vômitos, náuseas e dores de cabeça diminuem de forma considerável", afirma João Marcos Rizzo, anestesiologista e especialista em dor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Segundo o médico, a redução de efeitos adversos aumenta a adesão do paciente ao tratamento, principalmente se a medicação multimodal estiver contida em um único comprimido.

Um exemplo é o Tramadol, substância eficaz no tratamento de dores agudas e crônicas de moderadas a intensas e que, segundo o anestesiologista, havia sido praticamente abandonada pelos médicos por apresentar grande incidência de náusea nos usuários. "A utilização de medicação combinada com o tramadol reduziu de forma drástica os efeitos adversos", afirma Rizzo. Outro avanço foi no pós-operatório, cuja aplicação de terapia multimodal aprimorou a analgesia do paciente e reduziu os efeitos colaterais.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.