Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Como manter uma equipe de alto desempenho

Saiba por que as pessoas se envolvem com mais entusiasmo em certas atividades do que em outras.

Revista da Farmácia (ed. 193):

20150918_GE_152009_a7s_©humberto_teski_baixa
Lucia Gadelha, especialista em RH

Nossos comportamentos são, geralmente, motivados pelo desejo de alcançar algum objetivo. A unidade básica de comportamento é a atividade. Como seres humanos, realizamos várias atividades ao mesmo tempo: estudamos, trocamos informações, trabalhamos, dirigimos. Muitas vezes, realizamos mais de uma atividade simultaneamente. O que leva as pessoas a se envolverem com determinado tipo de atividade é a vontade de realizar, ou seja, motivação. Portanto, a motivação depende da intensidade dos motivos, que podem ser definidos como necessidades ou desejos.

O psicólogo americano Abraham Maslow desenvolveu uma teoria conhecida como Hierarquia de Necessidades, ou seja, todo ser humano tem desejos e necessidades. Maslow concebe as necessidades organizadas por categorias em uma hierarquia de predomínio relativo, na qual as necessidades fisiológicas são primordiais, seguidas das necessidades de segurança, relacionamento e estima e autorrealização.

Para manter a sua equipe motivada, sugerimos algumas dicas a serem praticadas na liderança, como estratégia de incentivo:

Oferecer desafios: Responsabilizar funcionários pela implantação de um projeto ou desenvolver uma nova estratégia. Todo processo de conhecimento gera motivação por meio do estudo, das mudanças e do estímulo a novas ideias. Sair do convencional e dos padrões ajuda a nos tornarmos mais criativos;

Perspectiva de crescimento: Investir no funcionário e oferecer oportunidades de crescimento são atitudes que geram um crédito de confiança no relacionamento entre colaboradores e liderados. Manter os funcionários realizando, durante anos, o mesmo trabalho diariamente não é nem um pouco estimulante e gera acomodação.  Mas, quando são estimulados e incentivados a desenvolver diferentes habilidades técnicas ou comportamentais, os mais motivados se destacam.

Integração da equipe: O clima organizacional da empresa e o relacionamento ético e humanizado no ambiente do trabalho contam pontos cruciais. As pessoas sentem que, mais do que colegas, têm parceiros e amigos ao lado, em quem todos confiam e com quem colaboram, na busca do mesmo objetivo. Todos evoluem e aprendem continuamente uns com os outros, gerando motivação e entusiasmo na realização das tarefas, mesmo as mais desgastantes.

Dar significado as tarefas: É fundamental que as pessoas percebam a importância e o propósito na realização das suas atividades. Isso dá segurança e uma imensa satisfação pessoal. Manter-se motivado é saber que o trabalho realizado faz toda a diferença. Estimular os funcionários a perceberem os resultados e elogiar continuamente geram motivação e autoestima elevada.

Feedback: Um dos fatores mais motivadores que um Líder pode utilizar com suas respectivas equipes é dar feedback sobre o andamento do trabalho, pois a ferramenta sinaliza os pontos fortes e diferenciais e também os pontos a serem melhorados, contribuindo para que possam aprimorar as habilidades. Em nossa cultura, feedback ainda é interpretado como crítica e tem implicações emocionais (afetivas) e sociais muito fortes, em termos de amizade, status, competência e reconhecimento social. A prática do feedback contribui para construir uma equipe mais madura e consciente do desempenho pessoal e profissional, que busca constantemente o aprimoramento.

Comunicação Ascoferj

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.