A Bain & Company, empresa de consultoria de gestão global, realizou uma análise trimestral sobre o desempenho do varejo brasileiro. Os dados mostram que os fluxos de visitas aos shoppings cresceram 16%, e os de lojas de rua cresceram 3% em relação a junho de 2022. Com esse aumento, as farmácias e drogarias devem aproveitar cada espaço do estabelecimento para melhorar a lucratividade.
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A comunicação visual é uma estratégia que pode estimular a compra e atrair o shopper. Ela deve ser utilizada corretamente para trazer resultados que beneficiem a empresa. Um painel de LED na fila do caixa, por exemplo, pode destacar um produto que está em oferta, divulgar campanhas específicas ou apresentar os serviços farmacêuticos da farmácia.
O especialista em layout para farmácias e drogarias e CEO da Único Contato, Renato Diniz, comentou, no programa É de Farmácia, que monetizar os espaços dentro das farmácias está se tornando uma tendência: “Algumas empresas estão aproveitando os espaços dentro do estabelecimento para ‘aguçar’ o cliente, despertando alguma necessidade que ele não estava lembrando ou não tinha. O painel de LED deve ser uma ferramenta integrada à jornada de compra do cliente”, explica.
Renato comenta que muitas farmácias estão vendendo os espaços para indústrias parceiras: “Os serviços de mídia podem ser monetizados, trazendo rentabilidade e alavancando o tíquete médio da loja. Como forma de variar o conteúdo apresentado, a empresa pode ativar a venda de algum produto específico, como suplementos e vitaminas, e vender o espaço para um parceiro comercial”.
Determine a quantidade certa de painéis
Um painel de LED pode ser colocado acima do balcão de atendimento, na área de circulação do shopper e no lado de fora do estabelecimento, por exemplo. A ponta de gôndola, a fila inteligente e a testeira superior, no entanto, são os locais mais atrativos. É fundamental não pecar pelo excesso, criando um equilíbrio. Caso contrário, o ambiente ficará visualmente poluído.
“Não é recomendável encher a farmácia com painéis de LED. Uma comunicação excessiva ‘afasta’ o cliente. Esses painéis devem ser posicionados de maneira estratégica e inteligente, e de acordo com a jornada do cliente”, explica Renato.
As grandes redes de drogarias, geralmente, posicionam esse item em frente à fila do caixa, atraindo a atenção do shopper com um conteúdo dinâmico e interativo.
Investimento nos painéis de LED
O dono de farmácia pode escolher um painel de LED padrão, cuja medida é predefinida. O valor do investimento fica entre R$ 5 mil e R$ 10 mil.
Outra opção é o LED personalizado, com medidas adaptadas à necessidade da farmácia, como, para cobrir uma parede inteira na entrada da loja. “Também existem painéis móveis personalizados que podem ser posicionados dentro da drogaria. Eles podem ficar na área infantil, no setor de vitaminas ou em outros pontos que sejam estratégicos”, completa o especialista.
Resultado da tecnologia
Renato foi até Paracatu, cidade no interior de Minas Gerais com aproximadamente 100 mil habitantes, para conhecer uma drogaria que aumentou as vendas em 700% após utilizar o painel: “Nós fizemos um trabalho com vitaminas, suplementação e leite nesse estabelecimento, e o resultado foi surpreendente. O nosso objetivo foi transformar o ambiente, de fato, em uma área de vendas e atrair de maneira inteligente o público”, conta.
A ponta de gôndola inteligente elevou o tíquete médio, alcançou novos clientes e o estabelecimento tornou-se referência na região. Na ocasião, o empresário comentou que a aquisição do produto foi mais viável do que gastar mensalmente em publicidade nas rádios regionais.
Gerenciamento do conteúdo
Os conteúdos que são apresentados no painel podem ser gerenciados por um aplicativo via celular. No app, o usuário irá organizar o temporizador e controlar o material exibido, inserindo ou retirando as propagandas comerciais. O recomendável é utilizar imagens ou vídeos sem som, para não poluir o ambiente.
Em relação à monetização do painel, a farmácia pode cobrar do anunciante um valor que seja compatível com o fluxo da loja, podendo variar entre R$ 300 a R$ 1.200. Esse recurso auxilia nos gastos mensais do estabelecimento e pagamento do próprio painel de LED.
“Os painéis são indicados para farmácias de alto fluxo de pessoas e que tenham uma boa gestão de compra. Com isso, a tecnologia servirá para interagir com o cliente sem a intervenção de um funcionário e gerar o desejo de compra”, finaliza.
Fonte: Revista da Farmácia
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