Como vender mais produtos de beleza na farmácia?

De colaboradoras especializadas até a layoutização correta, aprenda dicas para melhorar as vendas.
Descubra como vender mais produtos de beleza
Foto: Humberto Teski

No dia 30 de julho, o programa É De Farmácia contou com a presença da gestora nacional de Sellout da Embelleze, Fernanda Zangrando. Na entrevista, Fernanda dá dicas de como vender mais produtos de beleza na farmácia, principalmente a categoria de cabelos, que é a área de atuação dela.

Novo perfil de mulher consumidora

Hoje em dia as mulheres têm muito mais acesso à informação do que no passado e, por isso, quando chegam ao ponto de venda para comprar um produto, já estudaram tudo sobre ele. “As redes sociais, as influenciadoras digitais e a internet de um modo geral podem auxiliar nesse processo de descoberta. Por isso, ao chegar à loja, as consumidoras já têm certeza do que querem”, afirma Fernanda.

Mídia muda forma de divulgação

Pelo fato de as consumidoras estarem sempre em busca das novas tendências, uma das estratégias que vêm sendo cada vez mais utilizadas é a propaganda de produtos por parte das influenciadoras digitais. “Essas blogueiras vão até os pontos de venda e fazem divulgação do produto para estimular a compra de suas seguidoras”, aponta Fernanda.

Transformação das farmácias

Outro ponto levantado pela gestora é que, atualmente, as farmácias deixaram de ser um canal de compra por conveniência. “Muitas mulheres escolhem ir à farmácia comprar itens de beleza, como tintas para o cabelo. O foco não é mais apenas o medicamento”, comenta.

Com isso, houve a necessidade de as farmácias se adaptarem a esse novo momento, passando a oferecer um mixmais completo de produtos. “Elas precisaram se modernizar e buscar novidades no ramo da beleza, de cabelos, entre outros”, fala Fernanda.

É necessário também ter consultoras de beleza treinadas nos pontos de venda para tirar as dúvidas das mulheres e ajudá-las a tomar a decisão de qual é o melhor produto para cada uma delas. “Até mesmo as balconistas precisam de treinamento para conhecer os produtos oferecidos no varejo”, afirma a especialista.

Importância da layoutização

Um dos pontos mais importantes no contexto da compra de um produto é a forma como ele está disposto nas lojas. A gestora explica que um dos fatores mais importantes é que eles estejam na altura dos olhos e ao alcance das mãos da consumidora. “O produto precisa ser atrativo e estar disponível para que seja comprado”, diz.

Além disso, é importante apresentar muita variedade nas gôndolas, fazendo com que as compradoras sintam que podem escolher o que lhes for melhor. E também explorar as áreas quentes – onde existe maior fluxo de pessoas – para posicionar os produtos.

A sinalização e a iluminação também interferem no processo de compra. Fernanda explica que a mensagem precisa ser clara e objetiva, evitando que as pessoas se percam dentro da loja. Quanto à iluminação, deve sempre ser clara e passar positividade para as consumidoras.

Assista ao vídeo completo aqui.

Veja também: Dermage expande atividades para a América Latina

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.