A Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias do SUS (Conitec) anunciou a incorporação de uma nova opção de tratamento para hemofilia A no Sistema Público de Saúde (SUS). A votação da consulta pública fica aberta até o dia 15 de junho.
Um dos medicamentos que será avaliado é o Jivi (alfadamoctocogue pegol), da farmacêutica Bayer. Indicado para pacientes adultos e pediátricos portadores de hemofilia A, ele reduz a necessidade de infusão em até 66% e pode gerar uma economia substancial ao sistema público de saúde.
“A inovação é um pilar estratégico para a Bayer. Cada vez mais estamos investindo em pesquisa e desenvolvimento para oferecer novos tratamentos e garantir o acesso a medicamentos de última geração aos nossos pacientes. Por isso, trabalhamos com empenho para possibilitar o acesso público aos nossos produtos mais modernos”, comenta Adib Jacob, presidente da divisão farmacêutica da Bayer Brasil e América Latina.
O tratamento da hemofilia é realizado exclusivamente pelo SUS, que disponibiliza o medicamento por meio de uma rede de hemocentros em todo o País. Hoje, ele é feito de forma preventiva pelos chamados fatores de reposição de curta duração, que demandam uma frequência de infusões média de três vezes na semana. Entretanto, já existem opções de tratamento mais modernas, as quais os pacientes não têm acesso e estão sendo avaliadas na consulta pública.
Veja também: Anvisa publica RDC que autoriza a admissão de códigos farmacêuticos estrangeiros
Fonte: Revista da Farmácia