Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 19 de junho de 2009.

Creme para câncer de pele pode melhorar aparência de rugas, sugere estudo

COMPARTILHE:

Folha de S. Paulo

Pesquisa americana registra efeito colateral, mas alerta contra uso de fluorouracil com finalidade puramente cosmética. 

Um creme usado para tratar lesões pré-cancerosas da pele também reverte sinais de envelhecimento, revelou estudo de cientistas americanos. Além de remover protuberâncias suspeitas de pele danificada pelo sol, a droga fluorouracil melhora a aparência de rugas, manchas escuras e olheiras. 

Pacientes com ceratose actínica pré-cancerosa (manchas que se distinguem do bronzeado por só desaparecer por cirurgia ou tratamento químico) podem esperar, como efeito colateral do tratamento, ter uma pele com aparência mais jovem, de acordo com artigo escrito pelos pesquisadores na revista médica "Archives of Dermatology". 

Os especialistas advertem, contudo, contra o uso da droga para finalidade exclusivamente cosmética, dizendo que ela pode causar forte reação na pele. O tratamento encoraja o organismo a produzir pele nova saudável ao danificar deliberadamente a camada mais externa da pele, assim como ocorre em peeling químico e tratamento com laser.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.