Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Cresce o número de casos de doenças respiratórias

De acordo com dados da Clinicarx, cresceu em 300% o número de casos de Covid-19 para rastreamento e triagem nas farmácias.
Cresce o número de casos de doenças respiratórias
Foto: Divulgação

De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nesta quinta-feira (07/03), mais de 1,2 milhão de casos prováveis de Dengue em 2024. Porém, não é apenas com essa doença que você deve se preocupar. Outras “vilãs” também estão adoecendo as pessoas, como a Covid-19, Gripe Influenza e Infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório.

Leia: Papel da farmácia em meio aos casos de dengue

Entre as três doenças respiratórias acima mencionadas, a que apresenta maior taxa de mortalidade ainda é a Covid-19, mesmo com a população amplamente vacinada. Segundo o Ministério da Saúde, foram 1.536 óbitos do início do ano até o dia 24 de janeiro.

Foto: Dados divulgados pelo Ministério da Saúde

Na semana anterior ao Carnaval, entre o dia 04 e 10 de fevereiro, foram diagnosticados 33.020 novos casos de Covid-19. Na semana do Carnaval, este número elevou-se para 45.177 novos casos, o que representa um aumento de cerca de 36%. Na última semana de fevereiro, este número elevou-se para 69.234, representando um aumento de cerca de 110% quando comparado aos dados do início do mês de fevereiro.

Apesar de atípicas, as doenças respiratórias estão circulando desde o início do ano de 2024. Segundo o Informe de Vigilância das Síndromes Gripais da Semana Epidemiológica 8 (SE 8), desde o início de 2024 foram notificados 7.782 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Após a identificação do agente causador, verificou-se que 63% foram por Covid-19, seguido de 12% por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e 11% por Vírus Influenza.

Esta tendência de infecções respiratórias deve aumentar com a chegada do outono e inverno, estações que concentram a maior incidência de circulação dos agentes virais.

Leia também: Médicos do RJ são obrigados a fazer prescrição com letra legível

“A partir das evidências dos boletins do Ministério da Saúde, é possível prever que nos próximos meses as doenças respiratórias circularão mais fortemente. A farmácia precisa estar atenta e se preparar, adquirindo testes rápidos não apenas para identificar o vírus da Covid-19, mas também para o Vírus Influenza A&B e Vírus Sincicial Respiratório. Como os sintomas destas três infecções são muito semelhantes, o diagnóstico precoce pode salvar vidas”, alerta Ana Maria Targa, farmacêutica da MedLevensohn.

Oportunidade para a farmácia

A Clinicarx, empresa de tecnologia em saúde, informou à Revista da Farmácia que cresceu em 300% o número de casos de Covid-19 e Influenza para rastreamento e triagem nas farmácias de todo o Brasil. Um dos principais motivos desse aumento foi a aglomeração das pessoas no Carnaval.

“É muito importante a farmácia assumir o papel de estabelecimento de saúde e aproveitar essa oportunidade para gerar resultado financeiro e sanitário”, destaca Jauri Siqueira, head de Serviços e Novos Negócios da Clinicarx e Interplayers.

A rede de drogarias Drogasil, por exemplo, organizou em seu site todos os serviços oferecidos, entre eles os testes rápidos. O cliente pode selecionar um dos serviços e realizar o agendamento em uma das unidades.

“As farmácias e drogarias devem manter-se preparadas para atender continuamente a população. Além de abastecer os estoques com a compra de testes rápidos, elas podem contar com o apoio de plataformas tecnológicas para auxiliar na avaliação e triagem dos casos”, pontua Marcelo Botelho, CEO da Veus, empresa de serviços na área da Tecnologia da Informação.

Aprovação de nova vacina contra variante da Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (06/03), o registro da vacina Spikevax monovalente contra a variante XBB. 1.5 da Covid-19. O imunizante, registrado pela Adium S.A. e fabricado pela Moderna, é feito a partir de uma única cepa da Covid-19. As informações são do Metrópoles.

Esta é a segunda vacina monovalente atualizada com a variante autorizada pela autarquia, mas, de acordo com a Anvisa, existem outros pedidos sob análise. O registro é o padrão ouro da avaliação de eficácia, segurança e qualidade, com base em dados técnicos consolidados.

A XBB.1.5 é uma versão da XBB, variante da Ômicron que combina elementos da BA.2.75 e da BJ.1 e é conhecida como Kraken. Novas cepas podem surgir quando uma pessoa é infectada por dois microrganismos distintos que entram em uma mesma célula — assim, o material genético deles pode ter os pedaços trocados aleatoriamente.

O imunizante é indicado para a prevenção da Covid-19 em crianças a partir de 6 meses de idade e adultos, bem como para pessoas que possuem o sistema imunológico enfraquecido (imunocomprometidos).

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.