A Ascoferj ofereceu, na última terça-feira, uma palestra sobre cuidado farmacêutico em diabetes e sua importância, ministrada por Ana Lucia Caldas, farmacêutica, docente da faculdade de Farmácia da UNISUAM e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica-RJ.
Foco da palestra
Durante a apresentação, Ana Lucia falou sobre a classificação dos tipos de diabetes, possíveis complicações, o papel do farmacêutico e da farmácia – como unidade de saúde – no acompanhamento e tratamento dos pacientes que têm a doença e a importância do trabalho multidisciplinar.
“Nós temos como foco principal a educação em saúde, procurando sempre orientar o paciente quanto ao uso correto de medicamentos, hábitos mais saudáveis de vida e também fazer o encaminhamento ao profissional médico mais adequado. Mas não podemos esquecer que temos a possibilidade de aplicar os testes de glicemia e até mesmo a insulina tanto no ambiente da farmácia quanto em casa”, pontua a farmacêutica.
Opinião do público
A estudante de Farmácia da UNIG, Andreza Assis, disse que a palestra a ajudou a entender melhor quais serviços podem ser oferecidos na farmácia: “A palestra foi ótima, pois a Ana Lucia tem uma didática muito boa. Algumas informações que ela passou e os exemplos das farmácias de Portugal foram novidade para mim”.
Rogério Quirino, estudante de Farmácia da UNIABEU, concorda: “Sou um estudante apaixonado pela área farmacêutica e poder entender sobre um tema tão importante que é a diabetes foi de extremo benefício para meu conhecimento. Com certeza, saí com um conhecimento bem mais amplo sobre o tema”.
Veja também: 63% dos brasileiros mudaram seus hábitos de desinfecção durante a pandemia