Curva ABC de clientes: como funciona?

Curva ABC de clientes
Foto: freepik
Curva ABC de clientes
Foto: freepik

A curva ABC de clientes é um indicador fundamental para avaliar o perfil dos consumidores da farmácia. A metodologia, segundo descrito no blog da Farmarcas, é baseada na curva ABC para controle de estoque, que ajuda a identificar os produtos mais vendidos na farmácia.

Classificação

Nesse caso, os consumidores são divididos em três categorias: curva A, caracterizada pelos principais clientes da farmácia, correspondentes a 80% do faturamento da loja; curva B, marcada por clientes não tão ativos quanto os anteriores, mas que representam 15% do faturamento; por fim, curva C, clientes que representam o menor faturamento da loja, sendo apenas 5% – além de comprarem em quantidades menores, compram os itens mais baratos.

Montando a curva ABC

Para montar a curva ABC de Clientes, é preciso somar o valor de todos os pedidos feitos por cada cliente dentro de um determinado período. Em seguida, deve-se analisar o percentual dos consumidores listados por meio da fórmula: valor de pedidos do cliente dividido por valor total vendido no período.

A lista precisa ser ranqueada de acordo com os valores dos pedidos, onde os clientes que fizeram os maiores ficam no topo.

Fidelização de clientes

Após a análise do perfil dos clientes e do faturamento da farmácia, é preciso fidelizá-los. É possível caracterizá-los por perfis, pensar em formas de comunicação, elaborar abordagens baseadas em padrões e interesses, ações promocionais, entre outras ações.

Veja também: Farmarcas projeta a abertura de 276 lojas em 2022

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×