Custo operacional do setor farmacêutico atinge 8%, diz Abrafarma

Guia da Farmácia

Para o presidente da entidade, Luiz Fernando Buainan, este percentual justifica a preocupação em melhorar a margem operacional

De acordo com o Infomoney, o setor farmacêutico atuou em 2009 com custo operacional de 8%, índice superior ao desconto concedido pela indústria, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico (Abrafarma).

Para o presidente da entidade, Luiz Fernando Buainan, este percentual justifica a preocupação em melhorar a margem operacional.

"A distribuição não sobreviverá, se for remunerada abaixo deste custo. Um setor tão importante para a sociedade, como o atacado farmacêutico, não pode ter sua atividade comprometida por uma margem insuficiente", explicou.

O levantamento apontou que as principais despesas das distribuidoras são com logística no carregamento, armazenagem e transporte dos medicamentos.

De acordo com a Abrafarma, a carga farmacêutica é a quarta mais visada em assaltos e tem alto valor agregado, por isso, o risco eleva em 15% os gastos com logísticas e com investimento desde mão-de-obra qualificada até procedimentos de segurança. Além da logística, as empresas apontaram que existem mais gastos, como as despesas fixas e as variáveis. Entre as primeiras, estão custos comerciais, administrativos e de depreciação, enquanto as variáveis são os descontos concedidos, fretes, comissões, encargos sociais e tributações.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está em regime semipresencial.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial, das 8h às 17h
Terças e quintas: atendimento remoto, das 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×