Defeito interrompe produção de antiviral

O Estado de São Paulo

Apresentação pela Fiocruz, no Rio, do 1.º lote do oseltamivir foi adiada de ontem para hoje

O Ministério da Saúde adiou de ontem para hoje a apresentação do primeiro lote do oseltamivir, remédio contra a gripe suína, que será encapsulado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Oficialmente, alegou problema de agenda de seu representante, mas o Estado apurou em Farmanguinhos, laboratório da Fiocruz responsável pela fabricação de remédios, que a produção foi parcialmente interrompida por um defeito no sistema de umidade da sala onde é feito o encapsulamento.

O diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, admitiu o problema com a umidade em um teste. Segundo ele, houve desajuste no equipamento, o que umedeceu algumas cápsulas, que foram invalidadas. Mas negou a interrupção da produção. Ele afirmou que o primeiro lote está "bastante adiantado" e será entregue até amanhã.

Ontem, o governo anunciou que vai facilitar o acesso da população ao oseltamivir, recomendando aos Estados que ampliem os postos de distribuição, a exemplo do que foi feito por São Paulo. Mas especialistas como David Uip temem que o uso sem critérios da droga faça com que ela perca a eficácia, já que ela apresentou resistência a vírus da gripe comum."Tem de haver um enorme discernimento na indicação", disse Uip.

Na semana passada, o Ministério da Saúde anunciou que até o fim do mês estariam disponíveis os primeiros 150 mil tratamentos produzidos pela Fiocruz. O ministro José Gomes Temporão tem pressionado para agilizar a apresentação do primeiro lote, na busca por uma agenda positiva em meio ao aumento dos casos da nova gripe.

Os remédios são fabricados com base no princípio ativo do laboratório Roche, que comercializa o Tamiflu. A compra, feita em 2006, corresponde à produção de 9 milhões de caixas com dez unidades, o que, afirma o governo, seria suficiente para todos os infectados.

A pedido do Ministério da Saúde, os funcionários de Farmanguinhos foram convocados a dar prioridade ao serviço. Os testes bioquímicos foram adiantados. A produção chegou a ser iniciada, mas o defeito surgiu justamente na etapa final da produção. O conserto foi providenciado com urgência.

O problema frustrou o corpo técnico que tem trabalhado dobrado para atender à demanda do ministério. Eles tentam superar as deficiências de infraestrutura do complexo de Farmanguinhos em Jacarepaguá. Em 2008, Farmanguinhos teve problema no teste de bioequivalência do Efavirenz, um dos antirretrovirais usados no tratamento de pacientes com HIV e que teve a patente quebrada pelo Ministério da Saúde. O remédio ficou pronto com atraso.

Vacinas

Nos Estados Unidos, as autoridades sanitárias pretendem vacinar 160 milhões de pessoas – pouco mais da metade de sua população -, grupo formado por grávidas e crianças, entre outras pessoas consideradas como prioridade. Até o fim de outubro, pelo menos 120 milhões de doses devem estar prontas.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Decisão visa coibir o uso irracional de medicamentos para emagrecimento; produtos são originalmente indicados para diabetes....
Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.