Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Dengue: quais remédios são contraindicados e quais podem ser usados para tratar sintomas

Uso de medicamentos errados pode agravar a doença causando a forma hemorrágica da dengue. Aspirina e AAS são contraindicados.
Dengue: quais remédios são contraindicados e quais podem ser usados para tratar sintomas
Foto: Mosquito Aedes aegypyti é o transmissor da dengue, chikungunya e zika

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue, com 688.461 casos prováveis registrados e 122 mortes confirmadas. Outros 456 óbitos causados pela doença seguem em investigação, segundo os dados do Ministério da Saúde disponíveis na quarta-feira (21/02).

Leia: Papel da farmácia em meio aos casos de dengue

Além de dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, febre, enjoos, vômitos e manchas vermelhas, a dengue pode causar outros sintomas como sonolência, irritabilidade e confusão mental.

A doença é dividida em dois grupos: a dengue clássica e a hemorrágica, quando a infecção começa a destruir plaquetas responsáveis pela coagulação, e o paciente passa a ter sangramentos na gengiva ou nas fezes.

Não há um medicamento específico para o tratamento da dengue. Os remédios disponíveis para amenizar os sintomas devem ser indicados por um médico, já que muitos deles, usados no dia a dia e vendidos sem a necessidade de prescrição médica nas farmácias, podem aumentar o risco de sangramento.

A BBC News Brasil conversou com três infectologistas que explicam quais medicamentos não são indicados para tratar os sintomas da dengue — e quais podem ser usados com segurança.

Quais medicamentos não devem ser tomados

– Aspirina e AAS: Essas medicações têm efeito analgésico e antitérmico — por isso, ajudam no alívio de dores e da febre. No entanto, elas podem afetar a coagulação de pacientes com o vírus da dengue, o que leva ao aumento do risco de sangramentos e ao agravamento da doença.

– Ibuprofeno e nimesulida: Medicamentos que integram a categoria chamada de anti-inflamatórios não esteroidais também aumentam as chances de sangramento e não devem ser usados no tratamento dos sintomas da dengue.

– Prednisona e hidrocortisona: Medicamentos como prednisona, prednisolona, dexametasona e hidrocortisona são conhecidos como corticoides — e também são contraindicados em caso de dengue ou de suspeita da doença. Eles podem aumentar o risco hemorrágico da doença e agravar a situação do paciente.

Medicamentos indicados

Segundo os infectologistas ouvidos pela BBC News Brasil, os dois medicamentos mais indicados para amenizar os sintomas causados pela dengue são o paracetamol e a dipirona, pois eles não aumentam os riscos de sangramento.

Leia: Procura por Ivermectina cresce 44% em fevereiro

Apesar da medicação aliviar certos sintomas, os especialistas são unânimes em dizer que manter uma boa hidratação é um dos fatores mais importantes para tratar a doença.

“A hidratação deve ser muito rigorosa. Além de água, é importante ingerir soros, encontrados em farmácias e postos de saúde, para repor os sais perdidos pelo corpo. O recomendado é que o paciente ingira 60 ml de líquido para cada quilo que possui”, comenta Mirian Dal Ben, infectologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Fonte: G1

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.