Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Depressão pode ser causada por falta de ácido fólico

Portal Abril

De acordo com dado divulgado no 16º Simpósio Internacional do The Institute for Functional Medicine, na Flórida, em 40% dos casos de depressão a causa é a falta de ácido fólico. “Nutrição e humor têm uma íntima relação”, afirma Daniela Jobst, especialista em nutrição funcional e bioquímica do metabolismo.

“A parede do intestino produz 80% dos neurotransmissores que agem no cérebro.” Além do ácido fólico, selênio, magnésio e cálcio também podem interferir no alto astral sem estragar a dieta. O ácido fólico pode ser encontrado em folhas de tom verde escuro, como o espinafre. O vegetal é rico nessa substância, que confere ânimo porque atua na produção dos neurotransmissores e faz a manutenção dos níveis de serotonina.

Por causa disso, é conhecido como "antidepressivo natural" entre os nutricionistas. A professora Patrícia Brocardo, doutora em neurociências pela Universidade Federal de São Carlos, constatou que o ácido fólico exerce função antidepressiva, atuando em vários sistemas de neurotransmissores.

Segundo Patrícia, “já existem estudos clínicos mostrando a eficácia do ácido fólico aliado a antidepressivos clássicos. Ou seja: consigo reduzir a dose do antidepressivo e, com isso, diminuir seus efeitos colaterais quando associo ácido fólico ao tratamento”.

Feijão, ervilha, brócolis, aspargo, frutas cítricas, grãos, fígado e verduras cruas também são fontes fartas de ácido fólico. Para um resultado mais efetivo é indicado associá-lo à vitamina B12 , presente em atum, carne bovina, leite e ovos.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.