Deputado propõe emenda ao PL dos MIPs em supermercados

Proposta apresentada pelo deputado Domingos Sávio quer autorizar a venda de MIPs nesses estabelecimentos sem a presença do farmacêutico.
Deputado propõe emenda ao PL dos MIPs em supermercados
Foto: Divulgação

O deputado federal Domingos Sávio, do Partido Liberal (PL), apresentou uma proposta de emenda ao Projeto de Lei 1.774/19, com uma nova redação. A emenda modificada propõe que a venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) possam ser feitas em minimercados, supermercados, varejos de proximidade e lojas de conveniência sem a intervenção de um farmacêutico. A sugestão foi citada na última quarta-feira (19/04), na Comissão de Saúde.

Segue abaixo o texto da proposta apresentada:

Para diminuir as possíveis ambiguidades sobre o texto, recomenda-se alteração do Art. 1º, §2º como segue:

§2º “Os medicamentos isentos de prescrição, assim classificados pelo órgão sanitário federal em normas regulamentares, poderão ser dispensados e comercializados em supermercados, varejos de proximidade, como lojas de conveniência e minimercados e estabelecimentos similares, sem a necessidade de intervenção de farmacêutico para a dispensação”.

Leia: Dia das Mães deve impulsionar vendas no varejo

O deputado justificou que sua emenda pode gerar uma redução de gastos anuais no sistema de saúde de bilhões de dólares, além de aumentar a disponibilidade de medicamentos isentos de prescrição aos consumidores.

“Além dos enormes danos à saúde das pessoas, essa lei ainda pode causar desequilíbrio nas contas do Sistema Único de Saúde (SUS). Imaginem como ficará a situação com a banalização do acesso. Não temos motivo nenhum para aprovar esse projeto de lei, a menos que o propósito seja favorecer os interesses dos empresários. Não há argumentação econômica, sanitária ou social que justifique a venda de medicamentos em supermercados e similares. Nós já vivemos uma pandemia silenciosa de uso irracional de medicamentos. As pessoas adoecem e morrem de hemorragia, hepatite tóxica e outras causas, quase nunca apontadas como consequência do inadequado de medicamentos. Vamos piorar esse quadro aqui no Brasil”, comentou Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), durante a audiência pública realizada em 2022.

Leia também: Cartazes em papel podem estar com os dias contados no RJ

Em 2022, a deputada federal Alice Portugal, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), apresentou uma Emenda de Plenário para vetar a venda de MIPs em supermercados e estabelecimentos similares. A proposta tem como objetivo acrescentar um §2º ao art. 6º da Lei 5991/73, que proíbe a venda desses medicamentos em supermercados e estabelecimentos similares.

Tramitação do PL 1.774/19

No dia 19 de abril de 2023, foi encerrado o prazo de cinco sessões para apresentação de emendas ao projeto, sendo apresentada apenas a emenda do deputado Domingos Sávio para liberação da venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em supermercados sem a supervisão de um farmacêutico. O projeto agora aguarda parecer do relator na Comissão de Saúde.

Os representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do varejo farmacêutico e do CFF são contra o PL 1.774/19 e alertam sobre os perigos da venda de MIPs em supermercados e, principalmente, se dispensados sem a supervisão de um farmacêutico.

Fonte: PFarma

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.