Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Descubra quais foram os genéricos mais vendidos em 2023

Dipirona Sódica, Losartana, Nimesulida, Simeticona, Enalapril, Hidroclorotiazida e Sildenafila estão na lista.
Descubra quais foram os genéricos mais vendidos em 2023
Foto: Divulgação

No mercado farmacêutico brasileiro, os genéricos têm se destacado como uma opção mais acessível em comparação aos medicamentos pioneiros. Essa diferença de custo tem sido fundamental para promover uma maior acessibilidade aos tratamentos medicamentosos.

Leia: Consumidores optam pelos genéricos e vendas crescem 5% nas farmácias em 2023

De acordo com Tiago de Moraes Vicente, presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), essa iniciativa teve origem no Projeto de Lei número 2.022, de 1991, apresentado na Câmara dos Deputados. A motivação por trás desse projeto baseou-se em dados que indicavam que, à época, cerca de 1/3 da população mundial, equivalente a aproximadamente 8 bilhões de pessoas, não tinha acesso a medicamentos essenciais. No Brasil, estima-se que 50 milhões de brasileiros estavam excluídos do acesso a medicamentos.

Além disso, a prática de identificar medicamentos pela sua Denominação Comum Brasileira (DCB), ou seja, seu princípio ativo, não era uma novidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já recomendava o uso de nomes genéricos para facilitar o reconhecimento pelos pacientes, aumentar a segurança na prescrição médica, dispensação e administração de medicamentos, e, é claro, torná-los mais acessíveis devido aos preços mais baixos.

“Os genéricos já eram uma realidade em países como os Estados Unidos, onde se observou uma redução significativa nos preços dos medicamentos. Quando o projeto de lei que deu origem à Lei dos Genéricos foi proposto, essa categoria já representava 30% do mercado norte-americano, e em 1989, estimava-se uma economia de 236 milhões de dólares para os consumidores”, explica Tiago Vicente.

Atualmente, no Brasil os medicamentos custam pelo menos 35% a menos do que suas contrapartes de marca, proporcionando uma opção mais acessível para os pacientes. Na prática, o desconto médio é de 67%.

Os 10 medicamentos genéricos mais vendidos em 2023:

  • Losartana – Hipertensão;
  • Dipirona Sódica – Analgésicos;
  • Hidroclorotiazida – Hipertensão;
  • Nimesulida – Anti-inflamatório;
  • Enalapril – Hipertensão;
  • Sildenafila – Disfunção Erétil;
  • Atenolol – Hipertensão;
  • Simeticona – Antigases;
  • Tadalafila – Disfunção Erétil;
  • Sinvastatina – Antilipêmico (Colesterol).

Ao todo, economizaram R$ 281 bilhões para brasileiros nas últimas duas décadas e têm desempenhado um papel crucial na redução dos gastos do governo brasileiro com saúde pública e programas de assistência médica, permitindo a alocação de recursos para outras áreas prioritárias.

Leia também: Brasil almeja produzir 70% dos medicamentos e vacinas

A mensuração deste tipo de economia geralmente é realizada por meio de indicadores econômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Preços ao Consumidor (IPC), taxa de inflação, balança comercial, entre outros. Esses indicadores fornecem informações valiosas sobre o desempenho econômico de um país, região ou setor específico.

Espera-se que o mercado de medicamentos genéricos no Brasil continue a crescer nos próximos anos, impulsionado pela demanda crescente por cuidados de saúde acessíveis e pela expansão do acesso à saúde.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.