Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 21 de outubro de 2009.

Dia mundial da osteoporose: doença afeta 10 milhões de pessoas no Brasil

COMPARTILHE:

Maxpress

O Dia Mundial da Osteoporose, celebrado hoje, 20 de outubro, é uma boa oportunidade para conscientizar a população sobre como diminuir o número de vítimas da doença, que só no Brasil atinge 10 milhões de pessoas.

"Osteoporose é a diminuição da massa óssea que torna o osso frágil e possibilita maior índice de fraturas, mesmo após pequenas quedas e traumas", explica Dr. Joel La Banca, médico-ortopedista do Hospital Bandeirantes.

Fraturas com pequenos traumatismos (especialmente das vértebras, anca e punho), perda de altura superior a 2,5 cm, aparecimento de corcunda ou ombros descaídos para frente e dor súbita e intensa nas costas são os sintomas do mal.

Segundo o especialista, apesar de acometer um número elevado de mulheres, a osteoporose pode ser prevenida e tratada. "O diagnóstico precoce é feito por meio do exame de densitrometria óssea", comenta Dr. La Banca. A recomendação é realizar o procedimento uma vez ao ano em mulheres a partir dos 45 anos ou que já tiveram fraturas.

"Vale ressaltar que o raio X só detecta a osteoporose quando já há perda de 30% da massa óssea. Com a densitrometria é possível visualizar o problema com apenas 1% da diminuição dos ossos", explica o médico.

Uma das ações preventivas é o consumo frequente, desde a infância, de leite e de seus derivados, como iogurte e queijos. Assim, os ossos estarão sempre com bons níveis de cálcio. "Exercícios físicos também são essências para o fortalecimento ósseo", conclui Dr. Joel La Banca, médico-ortopedista do Hospital Bandeirantes.

Veja algumas dicas posturais que podem melhorar o seu dia-a-dia:

– dobrar os joelhos e inclinar-se a partir das ancas, em
vez de dobrar a partir da cintura;
– manter as costas direitas e bem apoiadas;
– manter os braços junto ao corpo, repartir as cargas e usar os dois braços para pegar em objetos pesados;


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.