Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 31 de agosto de 2009.

Dia Nacional de Combate ao Fumo: 18% ainda tem o hábito

COMPARTILHE:

Portal Abril

Tabagismo é a principal causa de doenças e infecções pulmonares, como câncer, e está associado também a doenças cardiovasculares
Mais de 36 milhões de brasileiros são fumantes, segundo informações do Ministério da Saúde. O número representa 18% da população e as consequências do hábito atingem também as pessoas que ficam expostas à fumaça do cigarro.

Nova lei antifumo, que já vigora no estado de São Paulo, pode contribuir para a diminuição no número de fumantes, pois “60% dos fumantes não são dependentes e com a inibição do consumo em locais públicos, pode ser que muitos abandonem o hábito”, afirma o pneumologista José Jardim, professor Livre Docente de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Unifesp.

Entre as doenças causadas pelo tabagismo, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPO) é uma das que mais atingem fumantes, chegando a 25% deles. Pessoas com mais de 40 anos são mais vulneráveis ao mal, que atinge sete milhões de brasileiros nessa faixa etária e é a quarta maior causa de internação entre eles.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.