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icone de categorias Notícias icone de data de publicação 27 de maio de 2010.

Drogarias crescem com novos formatos

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DCI

A disputa entre farmácias e drogarias por espaço no mercado ganha novas estratégias. Enquanto algumas empresas do ramo lançam novos formatos para cativar o cliente, outras apostam em diversificar os produtos oferecidos. Este é o caso da Ultrafarma, que anunciou ontem a criação da "Ultrafarma Medicamentos Especiais". O objetivo será atender as necessidades de pacientes da oncologia e das pessoas que precisam de hormônios específicos, como o do crescimento. A sede do novo empreendimento estará localizada na Isaías Salomão, no bairro da Saúde, em São Paulo e a data prevista para a inauguração é o mês de maio.

"Nosso objetivo é levar conforto e praticidade àqueles que passam por dificuldades devido a uma doença ou tratamento agressivo. Vamos manter os moldes da Ultrafarma e oferecer medicamentos com valores competitivos", diz Sidney Oliveira, fundador e presidente da rede.

A Pague Menos, por sua vez, pretende ter um total de 115 lojas com áreas, denominadas Espaço VIP, exclusivas para venda de dermocosméticos e itens de perfumaria fina. Esse tipo de produto representa 10% das vendas de não-medicamentos da maior varejista do setor farmacêutico do País.
"Temos hoje uma classe média ávida e carente por produtos de qualidade. A melhora da renda dos brasileiros é o fator que impulsiona a ampliação no número de Espaços VIP", diz o diretor de Expansão e Novos Negócios da Pague Menos, Carlos Henrique Queirós.

A Pague Menos abre, em maio, cinco novas lojas em Minas Gerais. A Farmácias Pague Menos estará agora em Montes Claros, Contagem e Araguari. Em Belo Horizonte, duas novas lojas também entram em funcionamento. "Minas Gerais está em nossa prioridade de expansão", afirma Deusmar Queirós, presidente da rede farmacêutica. Segundo previsões da empresa, até o final do ano serão abertas pelo menos 50 novas lojas, com investimento de R$ 50 milhões. A nova empreitada da Pague Menos serve como resposta ao avanço dos supermercados na área de farmácias.

Na última segunda-feira, o Carrefour, por exemplo, anunciou um novo conceito nas farmácias da rede, com foco em beleza e bem-estar. A ideia da rede francesa é conquistar principalmente o público feminino da classe C. Cada nova Drogaria Carrefour contará com um espaço exclusivo para itens e serviços de beleza, com consultores especializados, além de uma linha de produtos com mais de 2 mil itens. Para 2010, a previsão do Carrefour é inaugurar 20 drogarias com o novo conceito, além de revitalizar 20 outras.

Para Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), os investimentos dos supermercadistas para ganhar espaço não são algo temerário, pois a participação das lojas de bandeira dos supermercados ainda é pequena. "Eles ainda faturam cinco vezes menos do que os nossos associados", conta o executivo. O setor de Drogarias deve registrar crescimento próximo a 25% neste ano.


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