Na última quarta-feira (13), ocorreu, na sede da Ascoferj, uma palestra sobre e-commerce no setor farma. Ministrada pelo gerente de Negócios da Webfarmas, Pedro Antunes, foi uma oportunidade para que vários associados conhecessem os benefícios de integrar a internet aos seus negócios.
Segundo pesquisas da Ebit|Nielsen, a categoria que mais cresceu em e-commerce, em 2018, foi a de saúde, cosméticos e perfumaria, com um aumento de 15% em vendas. Por esse motivo, é importante que as redes de farmácia deem mais atenção às vendas online.
O palestrante esclareceu que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pela RDC nº 44/09, autoriza apenas um site por rede de farmácia, por isso é importante prepará-lo para que o usuário tenha a melhor experiência. “A proposta do módulo de e-commerce Webfarmas é ajudar os proprietários de lojas nesse novo processo”, afirma Pedro.
A proposta da plataforma é indicar a loja mais próxima de acordo com o endereço informado pelo usuário, para que o medicamento chegue mais rapidamente.
Além disso, o cliente também poderá escolher a forma de pagamento, podendo inclusive solicitar troco em dinheiro. “O interessante é que, nessa proposta, cada rede poderá manter seu próprio valor de taxa de entrega. Nosso trabalho é apenas facilitar o processo da compra”, ressalta o gerente de Negócios.
Outra vantagem é que a Webfarmas também se preocupa em fazer um site completamente responsivo para dispositivos móveis, facilitando o acesso por celulares e tablets. E redes sociais também estão no projeto: chatbots e links em publicações também poderão ser usados para a compra de produtos.