Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Embalagens de medicamentos serão mais informativas

Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

As embalagens de medicamentos vão ficar mais informativas. Uma proposta da Anvisa quer incluir, por exemplo, nos medicamentos com efeito sedativo, um símbolo de alerta, acompanhado da expressão “não dirigir”. As embalagens também deverão trazer informações em braile (nome do ativo, concentração, forma farmacêutica e SAC), para garantir a acessibilidade ao produto.
 
Essas e outras alterações sugeridas pela Consulta Pública nº08/2009 recebem contribuições até o dia 11 de maio. O objetivo da CP é que a rotulagem permita a identificação adequada do medicamento durante sua dispensação e uso, e oriente sobre o armazenamento adequado dos produtos, bem como quanto ao uso seguro do medicamento, com a disposição de informações e advertências que se fazem necessárias para o uso racional.
 
“A proposta foi feita para solucionar problemas que vêm sendo identificados no mercado e reclamados tanto pela população quanto por associações do setor”, afirma o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello. “O objetivo é tornar as informações da embalagem do medicamento mais claras e úteis para o cidadão”, ressalta.
 
O documento também propõe que informações que já figuram nas bulas também sejam colocadas nas embalagens, tais como substâncias presentes no medicamento e mudanças nos cuidados de conservação após a abertura do produto. “Essas mudanças são importantes para que pessoas que têm alergia a algum componente da fórmula saibam disto antes de abrir a embalagem”, completa Raposo.
 
As contribuições podem ser enviadas pelo fórum virtual de discussão ou por meio de um formulário próprio. O formulário (word) deve ser encaminhado para o e-mail cp.rotulagem@anvisa.gov.br, fax: (61) 3462-5428, ou por correio para: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Gerência-Geral de Medicamentos – Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 05, Área Especial nº 57, Brasília – DF, CEP: 71.205-050.
 
Confira os principais pontos da Consulta Pública.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.