Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Empresários magistrais se reúnem para discutir tributação

Ascoferj

""

A Anfarmag Rio recebeu, no dia 7 de novembro, no auditório da Sincofarma-RJ, o presidente da Anfarmag Nacional, Ademir Valério, para esclarecer os empresários da área magistral sobre o posicionamento da instituição no que diz respeito ao impasse relacionado ao pagamento de tributos. O conflito entre legislações está submetendo o segmento ao pagamento tanto do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) como do ISS (Imposto sobre Serviços).

A assessoria jurídica da Anfarmag nacional declarou que a entidade está em negociação para que prevaleça o pagamento do ICMS, considerando que a atividade final da farmácia de manipulação é a venda do produto manipulado. A Lei Complementar 116/2003 inclui a manipulação de medicamentos como serviço, podendo caber nesse caso a cobrança do ISS.

O presidente da Anfarmag também teme que, caso as prefeituras conquistem o direito de cobrar ISS, as farmácias de manipulação deixem de se enquadrar no Super Simples Nacional, o que elevaria a carga tributária incidente no segmento. Além disso, há o risco de as prefeituras cobrarem dívidas retroativas do imposto.

O advogado da Ascoferj, Gustavo Semblano, também esteve presente e orientou os empresários a depositarem em juízo o valor do ICMS e do ISS, para mostrar à justiça que não falta boa vontade do setor em pagar. Devem fazer isso até que a situação se resolva em definitivo.

“A reunião foi ótima. Esclareceu diversos pontos, mas ainda me sinto muito temerosa. Minha farmácia em Nova Iguaçu foi autuada há dois anos. Então, resolvemos parar de pagar o ICMS em prol do ISS. Agora vou voltar a conversar com a assessoria jurídica para ver como devo proceder”, declarou a diretora da Ascoferj e coordenadora do Núcleo Magistral, Elizabeth Gonçalves.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.