Esclareça todas as suas dúvidas sobre a Taxa de Inspeção Sanitária (TIS)

ads-728x90-2.webp

Muitas empresas têm dúvidas sobre a TIS, que significa Taxa de Inspeção Sanitária. Nós conversamos com a subgerente de Farmácia da Superintendência de Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro, Eliane Brito, sobre esse tema. Nesta rápida entrevista, ela explica tudo detalhadamente. Leia a seguir!

O que é a TIS?

A TIS é a Taxa de Inspeção Sanitária, instituída pela Lei 3.763, de 2004. Essa lei estabelece que a Vigilância Sanitária cobre dos estabelecimentos farmacêuticos – farmácias, drogarias e distribuidores – uma taxa anual referente à vigilância sanitária.

Por que a farmácia precisa pagar a TIS anualmente?

Porque é uma determinação legal, estabelecida pela Lei 3.763. Mesmo que o licenciamento sanitário seja válido por dois anos, a TIS será emitida anualmente.

Quais as opções para emissão da TIS?

O contribuinte pode entrar diretamente no site da Prefeitura do Rio ou comparecer na sede da Subvisa, na Rua do Lavradio, 180, 2º andar para solicitar o boleto de pagamento.

A TIS pode ser retirada presencialmente na AP, antigo nome para o que hoje é a Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização?

Não. A TIS Só pode ser retirada pelas duas formas citadas anteriormente: site da Prefeitura ou na sede da Subvisa.

Como é calculado o valor da taxa de inspeção?

O cálculo utiliza como referência a metragem da área útil das atividades que são exercidas pelo estabelecimento. Normalmente, essa metragem está vinculada ao IPTU. Se houver alguma divergência, o contribuinte deverá comparecer no prédio da Subvisa para fazer a adequação da metragem e pagar o valor correto da taxa.

Caso haja atraso no pagamento das taxas dos anos anteriores, quais são as consequências?

A principal consequência é o atraso no licenciamento sanitário. Caso a gente identifique que existem pendências, o licenciamento ficará suspenso até que o estabelecimento pague todas as taxas que estão em aberto.

Como fazer para regularizar a situação da empresa que está com dívida ativa?

O contribuinte deverá procurar diretamente a Procuradoria Geral do Município. Nesse caso, não é mais com a Subvisa.

Se a metragem da farmácia não estiver de acordo com a que foi informada par emissão da Taxa de Inspeção Sanitária, a empresa pode ser multada?

Se houver divergência de metragem, o contribuinte deverá comparecer à sede da Subvisa para fazer a adequação. Será emitido um novo boleto com a diferença a ser paga.

Qual o procedimento para regularização da metragem junto à Vigilância Sanitária?

O contribuinte deverá comparecer à sede da Subvisa com cópia do IPTU e do alvará de localização. Se a farmácia estiver dentro de um supermercado, por exemplo, ela deverá apresentar uma declaração, feita por um engenheiro ou arquiteto, com a metragem exata da farmácia. Isso vai garantir que a TIS seja emitida com base na metragem correta.

Fonte: Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Respostas de 12

  1. Não estou conseguindo emitir a TLS pelo portal. Como devo proceder? Tenho um consultório (uma sala) de fisioterapia dentro da clínica escola da universidade Castelo Branco, A TIS de 2018 veio cobrando um valor referente a toda área da universidade. Como corrigir essa área?

    1. Boa tarde, Rodrigo.
      Respondendo à sua dúvida, para emissão da taxa de licenciamento sanitário (TLS), é necessário acessar o Carioca Digital e solicitar o licenciamento anual. Após finalizar esse processo, será emitida a Taxa.

    1. A taxa de inspeção sanitária foi extinta após a publicação do novo código sanitário da prefeitura do Rio, em que ficou estabelecida a taxa de licenciamento sanitário (TLS), que será emitida no portal Carioca Digital, a partir deste mês (abril), no momento em que o requerente fizer a solicitação do licenciamento sanitário.

  2. Porque a prefeitura retirou do site a a tis 2019 obrigando a ir na Rua do Lavradio para a sua impressão? Consegui imprimir a de uma inscrição em janeiro, posso pagar esta?

    1. A Taxa de Inspeção Sanitária foi extinta após a publicação do novo Código Sanitário da Prefeitura do Rio, em que ficou estabelecida a Taxa de Licenciamento Sanitário (TLS), que será emitida no portal Carioca Digital a partir de abril, no momento em que o requerente fizer a solicitação do licenciamento sanitário.

    1. Se a residência estiver cadastrada na prefeitura com atividade econômica sob fiscalização da vigilância sanitária, sim. É obrigatório o pagamento da taxa de licenciamento.

  3. Tenho uma empresa que foi constituída em 10/10/2014 e nesse período funcionou com um alvará provisório até o ano de 2015 quando passamos ter o alvará definitivo, depois desse tempo todo apareceu a cobrança da TIS desse ano de 2014. A pergunta é: “Tenho que pagar essa TIS que compreende 10/10/2014 a 31/12/2014 mesmo o estabelecimento não tenha funcionado e aonde eu encontro na lei que sou obrigado a pagar o período citado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Valor arrecadado a partir de um percentual das vendas totais da marca Tena, realizadas nas lojas físicas e nos canais virtuais não presenciais da Venancio....
Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas....
Associada da Santos & Abreu segue com seu projeto de expansão e abre uma unidade na Várzea, interior do estado do Rio de Janeiro....
Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor....
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários....
Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Você é associado Ascoferj?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição