Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Esclareça todas as suas dúvidas sobre a Taxa de Inspeção Sanitária (TIS)

Muitas empresas têm dúvidas sobre a TIS, que significa Taxa de Inspeção Sanitária. Nós conversamos com a subgerente de Farmácia da Superintendência de Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro, Eliane Brito, sobre esse tema. Nesta rápida entrevista, ela explica tudo detalhadamente. Leia a seguir!

O que é a TIS?

A TIS é a Taxa de Inspeção Sanitária, instituída pela Lei 3.763, de 2004. Essa lei estabelece que a Vigilância Sanitária cobre dos estabelecimentos farmacêuticos – farmácias, drogarias e distribuidores – uma taxa anual referente à vigilância sanitária.

Por que a farmácia precisa pagar a TIS anualmente?

Porque é uma determinação legal, estabelecida pela Lei 3.763. Mesmo que o licenciamento sanitário seja válido por dois anos, a TIS será emitida anualmente.

Quais as opções para emissão da TIS?

O contribuinte pode entrar diretamente no site da Prefeitura do Rio ou comparecer na sede da Subvisa, na Rua do Lavradio, 180, 2º andar para solicitar o boleto de pagamento.

A TIS pode ser retirada presencialmente na AP, antigo nome para o que hoje é a Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização?

Não. A TIS Só pode ser retirada pelas duas formas citadas anteriormente: site da Prefeitura ou na sede da Subvisa.

Como é calculado o valor da taxa de inspeção?

O cálculo utiliza como referência a metragem da área útil das atividades que são exercidas pelo estabelecimento. Normalmente, essa metragem está vinculada ao IPTU. Se houver alguma divergência, o contribuinte deverá comparecer no prédio da Subvisa para fazer a adequação da metragem e pagar o valor correto da taxa.

Caso haja atraso no pagamento das taxas dos anos anteriores, quais são as consequências?

A principal consequência é o atraso no licenciamento sanitário. Caso a gente identifique que existem pendências, o licenciamento ficará suspenso até que o estabelecimento pague todas as taxas que estão em aberto.

Como fazer para regularizar a situação da empresa que está com dívida ativa?

O contribuinte deverá procurar diretamente a Procuradoria Geral do Município. Nesse caso, não é mais com a Subvisa.

Se a metragem da farmácia não estiver de acordo com a que foi informada par emissão da Taxa de Inspeção Sanitária, a empresa pode ser multada?

Se houver divergência de metragem, o contribuinte deverá comparecer à sede da Subvisa para fazer a adequação. Será emitido um novo boleto com a diferença a ser paga.

Qual o procedimento para regularização da metragem junto à Vigilância Sanitária?

O contribuinte deverá comparecer à sede da Subvisa com cópia do IPTU e do alvará de localização. Se a farmácia estiver dentro de um supermercado, por exemplo, ela deverá apresentar uma declaração, feita por um engenheiro ou arquiteto, com a metragem exata da farmácia. Isso vai garantir que a TIS seja emitida com base na metragem correta.

Fonte: Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro

Compartilhe:

12 respostas

  1. Não estou conseguindo emitir a TLS pelo portal. Como devo proceder? Tenho um consultório (uma sala) de fisioterapia dentro da clínica escola da universidade Castelo Branco, A TIS de 2018 veio cobrando um valor referente a toda área da universidade. Como corrigir essa área?

    1. Boa tarde, Rodrigo.
      Respondendo à sua dúvida, para emissão da taxa de licenciamento sanitário (TLS), é necessário acessar o Carioca Digital e solicitar o licenciamento anual. Após finalizar esse processo, será emitida a Taxa.

    1. A taxa de inspeção sanitária foi extinta após a publicação do novo código sanitário da prefeitura do Rio, em que ficou estabelecida a taxa de licenciamento sanitário (TLS), que será emitida no portal Carioca Digital, a partir deste mês (abril), no momento em que o requerente fizer a solicitação do licenciamento sanitário.

  2. Porque a prefeitura retirou do site a a tis 2019 obrigando a ir na Rua do Lavradio para a sua impressão? Consegui imprimir a de uma inscrição em janeiro, posso pagar esta?

    1. A Taxa de Inspeção Sanitária foi extinta após a publicação do novo Código Sanitário da Prefeitura do Rio, em que ficou estabelecida a Taxa de Licenciamento Sanitário (TLS), que será emitida no portal Carioca Digital a partir de abril, no momento em que o requerente fizer a solicitação do licenciamento sanitário.

    1. Se a residência estiver cadastrada na prefeitura com atividade econômica sob fiscalização da vigilância sanitária, sim. É obrigatório o pagamento da taxa de licenciamento.

  3. Tenho uma empresa que foi constituída em 10/10/2014 e nesse período funcionou com um alvará provisório até o ano de 2015 quando passamos ter o alvará definitivo, depois desse tempo todo apareceu a cobrança da TIS desse ano de 2014. A pergunta é: “Tenho que pagar essa TIS que compreende 10/10/2014 a 31/12/2014 mesmo o estabelecimento não tenha funcionado e aonde eu encontro na lei que sou obrigado a pagar o período citado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

Atenção

Prezados associados e parceiros,

No dia 23/04 (terça-feira), devido ao feriado regional de São Jorge, não haverá expediente na Ascoferj.

Retornaremos às nossas atividades na quarta-feira (24/04).

Bom feriado!

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.