fbpx
Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 27 de abril de 2009.

Espírito Santo participa de Comitê Federal que define lista de medicamentos essenciais

COMPARTILHE:

Maxpress

O Espírito Santo foi o Estado escolhido para representar o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Comare). Isso significa que o Estado vai participar, em nível nacional, da definição da lista de medicamentos essenciais e orientar as prioridades de investimento na assistência farmacêutica.
 
Segundo o gerente estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Silvio Machado, o convite para fazer parte da comissão foi um reconhecimento do Conass pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado. "O Espírito santo é considerado modelo nesta área e alcança níveis de excelência desde a implantação da Política de Assistência Farmacêutica Estadual, há três anos", afirma o gerente.
 
A profissional escolhida pela Sesa para representar o Conass na Comissão foi a presidente da Comissão Estadual de Farmacologia e Terapêutica, Elizoneth Sessa, que também é ligada à Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf). Fazem parte da Comare diversas instituições federais, dentre as quais o Ministério da Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública, o Conselho Federal de Farmácia e as universidades federais do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Minas Gerais e de Brasília.
 
De acordo com Sílvio Machado, com a elaboração da Relação Estadual de Medicamentos Essenciais e Excepcionais (Rememe), em 2007, o Espírito Santo passou a ser o Estado com o maior número de medicamentos disponíveis e o maior alcance na rede pública de todo o País. "O programa garante 99% de cobertura nas farmácias da rede estadual e tem 179 medicamentos excepcionais dispensados, que são usados no tratamento de doenças como osteoporose, esquizofrenia refratária, doença de Parkinson e mal de Alzheimer, hepatite, asma grave, entre outros problemas de saúde", completou o gerente.
 
Farmácia Cidadã

A Sesa, por meio da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf), também inaugurou um novo conceito de farmácia pública, a Farmácia Cidadã. Trata-se de um moderno sistema de disponibilização de medicamentos excepcionais, com diversos diferenciais e vantagens. "É uma estrutura com ambiente humanizado e qualidade total na prestação do serviço", cita Sílvio Machado.
 
Segundo ele, outro benefício do modelo da Farmácia Cidadã é a informatização do sistema, que permite dar agilidade e modernizar o atendimento. Com um login e uma senha, o usuário pode acompanhar pela Internet a situação do seu processo. Além disso, os profissionais da Farmácia podem controlar de modo adequado o estoque e as informações dos pacientes pelo computador e enviar informações até por torpedo, via telefone celular.
 
Atualmente, o Estado possui duas farmácias nesses moldes: A Farmácia Cidadã Metropolitana, que funciona no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano Juliano Almeida do Valle, em Cariacica, e outra em Linhares, inaugurada em dezembro último. Outras quatro – em Colatina, São Mateus, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim – estão se adequando e mais quatro serão constr


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que estará trabalhando de forma semipresencial no mês de fevereiro.

 

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial na sede de 8h às 17h.

Terças e quintas: atendimento remoto de 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099
– Relacionamento – (21) 98145-2036

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.