Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Espírito Santo participa de Comitê Federal que define lista de medicamentos essenciais

Maxpress

O Espírito Santo foi o Estado escolhido para representar o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Comare). Isso significa que o Estado vai participar, em nível nacional, da definição da lista de medicamentos essenciais e orientar as prioridades de investimento na assistência farmacêutica.
 
Segundo o gerente estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Silvio Machado, o convite para fazer parte da comissão foi um reconhecimento do Conass pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado. "O Espírito santo é considerado modelo nesta área e alcança níveis de excelência desde a implantação da Política de Assistência Farmacêutica Estadual, há três anos", afirma o gerente.
 
A profissional escolhida pela Sesa para representar o Conass na Comissão foi a presidente da Comissão Estadual de Farmacologia e Terapêutica, Elizoneth Sessa, que também é ligada à Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf). Fazem parte da Comare diversas instituições federais, dentre as quais o Ministério da Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública, o Conselho Federal de Farmácia e as universidades federais do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Minas Gerais e de Brasília.
 
De acordo com Sílvio Machado, com a elaboração da Relação Estadual de Medicamentos Essenciais e Excepcionais (Rememe), em 2007, o Espírito Santo passou a ser o Estado com o maior número de medicamentos disponíveis e o maior alcance na rede pública de todo o País. "O programa garante 99% de cobertura nas farmácias da rede estadual e tem 179 medicamentos excepcionais dispensados, que são usados no tratamento de doenças como osteoporose, esquizofrenia refratária, doença de Parkinson e mal de Alzheimer, hepatite, asma grave, entre outros problemas de saúde", completou o gerente.
 
Farmácia Cidadã

A Sesa, por meio da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf), também inaugurou um novo conceito de farmácia pública, a Farmácia Cidadã. Trata-se de um moderno sistema de disponibilização de medicamentos excepcionais, com diversos diferenciais e vantagens. "É uma estrutura com ambiente humanizado e qualidade total na prestação do serviço", cita Sílvio Machado.
 
Segundo ele, outro benefício do modelo da Farmácia Cidadã é a informatização do sistema, que permite dar agilidade e modernizar o atendimento. Com um login e uma senha, o usuário pode acompanhar pela Internet a situação do seu processo. Além disso, os profissionais da Farmácia podem controlar de modo adequado o estoque e as informações dos pacientes pelo computador e enviar informações até por torpedo, via telefone celular.
 
Atualmente, o Estado possui duas farmácias nesses moldes: A Farmácia Cidadã Metropolitana, que funciona no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano Juliano Almeida do Valle, em Cariacica, e outra em Linhares, inaugurada em dezembro último. Outras quatro – em Colatina, São Mateus, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim – estão se adequando e mais quatro serão constr

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.