Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 10 de junho de 2009.

Estudo liga infecção por toxoplasma a risco de causar acidentes de carro

COMPARTILHE:

Folha online

Se você tiver sangue Rh-negativo e for contaminado pelo protozoário toxoplasma, causador da toxoplasmose, cuidado ao dirigir. Pesquisadores da Universidade Charles, na República Tcheca, descobriram que pessoas com essa combinação são mais suscetíveis a causarem acidentes de carro.

O principal hospedeiro do toxoplasma é gato –o homem pode ser infectado por meio do contato com as fezes do animal ou pela ingestão de carne crua ou mal passada de animais infectados. Para a maior parte dos casos, a doença não provoca sintomas.

Entretanto, estudos sugerem que o parasita pode afetar o nosso cérebro –aparentemente, as pessoas infectadas têm reações mais lentas. Segundo pesquisa de Jaroslav Flegr, da Universidade Charles em Praga, isso ocorre principalmente com pessoas que têm sangue Rh-negativo.

Os pesquisadores monitoraram 3.890 motoristas militares por 18 meses. Aqueles que eram Rh-negativo e foram infectados pelo toxoplasma se mostraram 2,5 vezes mais suscetíveis a causar um acidente automobilístico do que os motoristas que eram Rh-positivo. Isso ocorreu também para as pessoas Rh-negativo não infectadas pelo parasita.

Flegr afirma, entretanto, que as causas desse fenômeno não estão claras. A pesquisadora sugere que motoristas e controladores de tráfego aéreo sejam testados regularmente para essa infecção.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

Olá, Associado Ascoferj! Dê um play ▶️ e veja o CONVITE que o Bernardinho do voleibol tem para você! 😉

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.